Ex-candidato a prefeito de Santos, Ivan Sartori surge como possível nome ao STF

Ex-presidente do TJ-SP contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais de 2020

Por: Sandro Thadeu  -  08/06/21  -  11:10
 Sartori diz que manifestou ao presidente o interesse em atuar no STF
Sartori diz que manifestou ao presidente o interesse em atuar no STF   Foto: Matheus Tagé/AT

Muito popular entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e respeitado no meio jurídico, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Ivan Sartori surge como um potencial nome para o Supremo Tribunal Federal (STF).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Uma vaga será aberta em julho, pois Marco Aurélio Mello vai se aposentar compulsoriamente, ao completar 75 anos.


Bolsonaro já havia dito que pretendia indicar ao STF um nome “terrivelmente evangélico”. Porém, esse não é o caso de Sartori, que se define como católico e espírita.


Mas Bolsonaro pode surpreender. Em outubro do ano passado, o desembargador federal Kassio Nunes Marques, que não fazia parte da lista de ministráveis, foi designado pelo presidente para ocupar a cadeira do STF deixada por Celso de Mello.


“Tenho interesse em atuar no STF e manifestei essa minha intenção ao presidente, mas não há absolutamente nada de concreto ou promessa nesse sentido”, disse o desembargador aposentado, que esteve pessoalmente com Bolsonaro, há cerca de um mês, no Palácio do Planalto.


Na avaliação dele, é importante que o sucessor de Marco Aurélio Mello seja um juiz de carreira.


Após se aposentar da corte paulista, em março de 2019, Sartori se filiou ao PSD e concorreu à Prefeitura de Santos no ano passado, terminando em segundo lugar ao obter 18,6% dos votos (37.231 ).


A candidatura cresceu muito na reta final de campanha, após Bolsonaro gravar um vídeo de apoio ao magistrado. O bom desempenho para um estreante nas urnas chamou a atenção e ele passou a ser convidado por várias siglas.. Se não ingressar no STF, é provável que Sartori participe do pleito do próximo ano.


“Sigo no PSD e, antes de qualquer coisa, irei falar com o (Gilberto) Kassab (presidente nacional da sigla). Estamos conversando com várias legendas. Não há nada definido. Uma ideia é me lançarem a deputado federal”, diz.


Logo A Tribuna