Festival Curta Santos começa nesta quarta-feira

Evento será totalmente online com programação gratuita

Por: Natalia Cuqui  -  15/12/21  -  08:56
Curta Santos será online pelo segundo ano consecutivo.
Curta Santos será online pelo segundo ano consecutivo.   Foto: Divulgação

Começa hoje a 19ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, com encerramento no dia 19. Neste ano, assim como em 2020, a mostra será totalmente virtual e serão exibidas 43 obras da Mostra Oficial Olhar Caiçara, com produções regionais, e outras 30 pelas mostras especiais. A programação completa do evento on-line está disponível no site do festival.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Todos os filmes da Mostra Olhar Caiçara ficarão disponíveis no YouTube do festival durante os cinco dias de evento. O público vota na que considera a melhor por um formulário no site. A mais votada receberá o troféu de Melhor Obra de Audiovisual. Desta vez, o evento abrange também webséries e videoarte, além dos já tradicionais curtas-metragens e videoclipes.


O diretor executivo do festival, Ricardo Vasconcellos, afirma que a retomada presencial está prevista para 2022, quando o Curta Santos completa a 20ª edição.


“A gente percebeu que ainda estava imaturo fazer algo híbrido ou presencial. Por precaução, achamos melhor estender nossas inscrições para outros formatos além do curta-metragem. Abrimos nossas inscrições para dar foco à produção regional, queríamos entender como ela tem funcionado durante o período de pandemia”.


Valorização

Na abertura, Vasconcellos falará sobre a cena do audiovisual na Baixada Santista e as perspectivas na Baixada Santista. “A gente tem que valorizar o que é feito aqui. O Curta Santos, assim como outros festivais, Santos Film Fest, Cineme-se, Instituto Querô, são ferramentas para impulsionar esses filmes e obras a acreditarem e mostrar que a Cidade tem potencial no segmento. Acho necessário ouvir quem está nas pontas, para que juntos possamos ser uma voz só”.


A curadoria do festival nas edições anteriores costumava ser feita por pessoas da organização do evento e, ocasionalmente, conta com críticos de cinema e professores de audiovisual. Na edição de 2021, as obras serão exclusivamente selecionadas pela comissão de organização.


“Nosso principal objetivo era colocar o maior número de obras dentro desse certame. São 43 obras da nossa região, um número bem grande para um lugar que não é capital. Isso só fortalece o movimento do audiovisual e o olhar para esse segmento”, finaliza ele.


Logo A Tribuna