Artistas nordestinos dão voz a debates sobre identidade no 'Cena Agora'

Projeto do Itaú Cultural acontece neste fim de semana e traz seis espetáculos

Por: Beatriz Araujo  -  21/05/21  -  10:12
  Magiluth apresenta Veja Só, minidocumentário inspirado na linguagem do cineasta Eduardo Coutinho
Magiluth apresenta Veja Só, minidocumentário inspirado na linguagem do cineasta Eduardo Coutinho   Foto: Pedro Escobar/Divulgação

A multiplicidade do Nordeste compõe a programação virtual do projeto Cena Agora, do Itaú Cultural, neste final de semana. Grupos e artistas de diferentes estados da região se apresentam e dão voz a debates sobre identidade e pertencimento, desconstruindo estereótipos sobre a cultura nordestina.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Entre esta sexta (21), e domingo (23) são seis espetáculos, todos transmitidos por meio da plataforma Zoom. Apesar de serem gratuitos, os ingressos devem ser separados com antecedência por meio da plataforma Sympla.


Para interagir com o público e complementar as narrativas das apresentações, sempre haverá um bate-papo com o elenco na sequência das transmissões. Além disso, entre os próximos dias 27 e 30, a temporada virtual continua. A programação completa está disponível no site do Itaú Cultural.


Brasil plural


A pauta vai além do “ser nordestino”, pois há muita pluralidade dentro do mesmo nordeste, explica Giordano Castro, um dos fundadores do Grupo Magiluth, que se apresenta hoje à noite no Cena Agora. Para ele, dialogar sobre isso em um país tão grande e diverso como o Brasil, é fundamental. “É muito pouco achar somente que somos ‘nordestinos’. Somos muitos”.


Veja Só é o minidocumentário que o Magiluth exibe no projeto. A produção, inspirada na linguagem de obras do cineasta Eduardo Coutinho, mostra os atores do grupo pernambucano reagindo a leituras de matérias que ainda não haviam lido sobre o povo nordestino.


De acordo com Giordano, Veja Só reflete a forma de criação do grupo. Ele diz ser característico do Magiluth que processos de pesquisa acabem, também, indo para as cenas.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna