Artistas e autoridades debatem Cultura em agosto

Segmento foi um dos mais atingidos na pandemia. Encontro será virtual; confira

Por: Redação  -  25/07/21  -  07:31
 Mesmo com transmissões culturais pela internet, setor perdeu receita
Mesmo com transmissões culturais pela internet, setor perdeu receita   Foto: Reprodução/Youtube

A crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus atingiu a economia de todo o mundo e, com ela, outros setores da sociedade. Alguns voltaram a funcionar, ainda que de forma precária, mas ao menos um deles, a Cultura, ainda hoje não conseguiu retomar sua normalidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Debater esses impactos na atividade dos artistas e de toda a cadeia produtiva que depende da realização de espetáculos e eventos culturais é o foco do próximo encontro de A Região em Pauta, a ser realizado de forma virtual no próximo dia 2, a partir das 19h30, pelo Facebook do Grupo Tribuna. Vão participar artistas da região das áreas de cinema, literatura e teatro, e autoridades.


Para dimensionar a crise provocada pela pandemia na Cultura do País, foi realizada uma pesquisa nacional entre julho e setembro de 2020. O levantamento teve apoio da Unesco no Brasil. Coordenado pelos pesquisadores Rodrigo Amaral, Pedro Affonso Ivo Franco e André Lira, o estudo traçou um panorama sobre como os trabalhadores da cultura foram afetados pela emergência sanitária que se estende até os dias atuais.


O estudo apontou que as artes cênicas foram as mais afetadas, com a perda total de receita para 63% dos profissionais. Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos artistas que atuam na area de circo (77%), em casas de espetáculo (73%) e no teatro (70%) perderam toda sua receita entre maio e julho.


Esses impactos e o que será do setor no pós-pandemia serão alguns dos temas tratados no dia 2. Não é necessária inscrição prévia.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna