Agenda Tarsila recebe programações da Baixada Santista relacionadas à Semana de 22

Em Santos, está prevista a mostra Mário de Andrade e o Patrimônio Cultural Brasileiro, no Museu do Café

Por: Bia Viana  -  02/09/21  -  10:30
Atualizado em 02/09/21 - 10:58
 São Paulo Big Band tem espetáculo itinerante por todo o estado, e estará em Santos
São Paulo Big Band tem espetáculo itinerante por todo o estado, e estará em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Para celebrar o aniversário da artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) e integrar as ações que celebram o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto Agenda Tarsila é um site que reúne atividades programadas daqui até o ano que vem, com espaço aberto para upload de conteúdos de artistas independentes ao lado dos eventos de instituições parceiras.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Inspirados na multiculturalidade expressa na Semana original, a homenagem, que começou em julho deste ano, seguirá com programações variadas e integração de instituições culturais de todo o Estado até 31 de dezembro de 2022.


Em Santos, está prevista a exposição Mário de Andrade e o Patrimônio Cultural Brasileiro, no Museu do Café, sobre Andrade e sua relação visceral com a preservação do patrimônio cultural brasileiro e com a elite cafeeira no primeiro semestre do ano que vem.


Além da programação de atividades, o público também terá acesso no site a conteúdo diverso e informativo sobre o tema, formando um guia único sobre a temática. Estarão elencadas a história do movimento modernista, curiosidades, linha do tempo sobre o tema e uma sessão de entrevistas, inaugurada com um texto com Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista.


Segundo o Secretário de Economia Criativa do estado de São Paulo Sérgio Sá Leitão, a ideia é fazer uma homenagem à altura da relevância que a Semana de Arte Moderna teve na história da arte brasileira. “Estaremos voltados ao impacto do modernismo, mas também para uma reflexão crítica sobre a cultura brasileira de hoje”.


Atrações


A série Modernismo na Música Brasileira fica a cargo da Osesp, que terá 11 eventos ligados ao modernismo este ano, bem como programação especial voltada ao tema em 2022. Entre eles, está homenagem a Heitor Villa-Lobos, em novembro, com o Concerto Floresta Villa-Lobos.


Segundo o diretor artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski, será abordado no espetáculo “tudo que nasceu e floresceu a partir da criação de Villa-Lobos”, com destaque para a natureza brasileira. Todos os eventos serão na Sala São Paulo.


Já o espetáculo Brasil 1922 a 2022 marca a estreia da São Paulo Big Band em espetáculo itinerante por todo o estado de São Paulo. Até o momento, seis cidades serão contempladas pela turnê do grupo; entre elas, estão Santos e Bertioga, podendo haver ampliação da lista de cidades.


Além do site, os perfis nas redes sociais também entram ao ar. A gestão é da Organização Social Amigos da Arte. Confira tudo aqui no site.


Logo A Tribuna