WarnerMedia e Discovery investem em fusão para criar streaming maior do que a Netflix

Em competição direta com a Netflix e Disney, a AT&T vem com investimento bilionário no setor

Por: Estadão Conteúdo  -  17/05/21  -  10:26
Atualizado em 17/05/21 - 11:57
          AT&T afirma fusão entre WarnerMedia e Discovery para elevar a competição no streaming
AT&T afirma fusão entre WarnerMedia e Discovery para elevar a competição no streaming   Foto: Divulgação

A AT&T confirmou, nesta segunda-feira (17), o fechamento de um acordo que prevê a fusão de seu braço de mídia, a WarnerMedia, com a Discovery. Se aprovada por reguladores antitruste, a operação vai gerar uma nova empresa que competirá com gigantes do setor de entretenimento, como Walt Disney e Netflix.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Pelos termos do negócio, a AT&T receberia US$ 43 bilhões em uma combinação de dinheiro e títulos de dívida, enquanto seus acionistas teriam os papéis de 71% da nova companhia. Os 29% restantes ficaram com acionistas da Discovery. Segundo comunicado, o conselho das duas empresas aprovaram a transação.


Entre os principais ativos da WarnerMedia estão a CNN e HBO. Já a Discovery detém os canais de TV à cabo Animal Planet e Discovery Channel.


Às 8h24 (de Brasília), a ação da AT&T saltava 4,34% no pré-negócio da Bolsa de Nova York. O papel da Discovery, por sua vez, disparava 16,94% no mercado futuro da Nasdaq.


O que isso significa na prática? O acordo sela a união dos estúdios mais poderosos de Hollywood, que abrigam franquias como Harry Potter e Batman, além de programas caseiros consagrados na televisão brasileira e norte-americana. Isso significaria elevar o jogo no mercado de streaming, ultrapassando os valores de Netflix, NBCUniversal e logo atrás da Walt Disney Company, com megaproduções e fortes investimentos nos cinemas.


Sendo a AT&T uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, a estratégia engloba lucros da TV a cabo e de streaming, podendo representar um elo entre os dois diferentes formatos.


Logo A Tribuna