Wagner Moura e mais sete brasileiros entram para a Academia organizadora do Oscar

Os membros da instituição podem votar na grande premiação

Por: ATribuna.com.br  -  02/07/21  -  09:34
  Wagner Moura está entre os convidados para integrar a Academia, tornando-se votante do Oscar
Wagner Moura está entre os convidados para integrar a Academia, tornando-se votante do Oscar   Foto: Reprodução/Twitter

Wagner Moura e outros sete artistas brasileiros foram convidados para participar da entidade que organiza o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista com 395 nomes de 50 países foi anunciada na noite desta quinta-feira (1).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Além de Moura, também foram convidados: os produtores Andrea Barata Ribeiro (Cidade de Deus), Fabiano Gullane (Uma História de Amor e Fúria) e Paula Barreto (João, o Maestro); a maquiadora Anna Van Steen (Bingo: O Rei das Manhãs); a roteirista e diretora de curtas Carolina Markowicz (O Órfão); o diretor de fotografia João Atala (Democracia em Vertigem); e a editora Karen Akerman (Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei). A produtora Emilie Lesclaux, francesa radicada no Brasil, também está na lista; ela produziu filmes como Bacurau e Aquarius.


Diversidade e representatividade são dois temas que tem estado em pauta nos últimos anos, após críticas sobre o Oscar ser tão "padronizado". Entre os destaques internacionais convidados para a Academia, estão a atriz sul-coreana Youn Yuh-Jung, ganhadora do Oscar por Minari, Robert Pattinson (Tenet), Yahya Abdul-Mateen II (Os 7 de Chicago), Janet Jackson e H.E.R.


Ao todo, 53% dos novos nomes na Academia são de fora dos EUA, 46% são mulheres e 39% pertencem a grupos étnicos ou raciais com pouca representatividade. Se todos os convidados aceitarem, o número de integrantes votantes no Oscar deve chegar a cerca de 9.750.


*Com informações do G1


Logo A Tribuna