Valentina Herszage praticou muito a gargalhada de Hebe

Atriz deu vida à apresentadora na série exibida pela TV Globo

Por: Do Estadão Conteúdo  -  17/08/20  -  13:37
Valentina treinava risada com Andrea Beltrão
Valentina treinava risada com Andrea Beltrão   Foto: Divulgação

Valentina Herszage se apaixonou completamente pela história de Hebe Camargo ao dar vida à apresentadora na série Hebe, exibida às quintas-feiras após Fina Estampa, na Globo. A jovem atriz tinha apenas 14 anos na época em que a artista faleceu, em 2012, aos 83 anos, em decorrência de um câncer.


Por isso, somente quando a oportunidade de interpretá-la chegou, que passou a conhecer a fundo como foi a infância e início da carreira artística de uma das comunicadoras mais queridas do Brasil. “Eu nasci em 1998. Então, conheci mesmo a Hebe a partir desse projeto. Ela tinha uma personalidade tão única e uma força de defender o que acreditava que me emociona. Até pensei que precisasse trilhar esse caminho na minha vida, de conseguir me colocar sem pedir a permissão pra existir”, comenta a atriz.


Na série, Valentina interpreta Hebe entre 1943 e 1954. Para ela, um dos aspectos mais positivos do projeto foi o tempo que teve para construir a personagem. Segundo a atriz, que divide o papel com Andrea Beltrão, ela nunca havia feito um trabalho em que pudesse ficar cinco meses dentro de uma sala de ensaio para aperfeiçoar detalhes. Além disso, a jovem ressalta o quanto Hebe é uma pessoa inspiradora pela forma como levava a vida.


“Que legal é fazê-la na fase jovem, porque conversava muito com Maria Clara (Abreu, diretora) e Maurício (Farias, diretor artístico) sobre essa coisa dela ser muito à frente; de querer seguir a carreira artística, mas, ao mesmo tempo, ter essa pressão da década de precisar casar, ser dona de casa e ter filho. Existia essa tensão, porém Hebe sempre seguiu o sonho dela em vez de cumprir o que esperavam que as mulheres fizessem”, conta.


Segundo Valentina, os encontros com Andrea Beltrão foram parte importante do período de composição da personagem. Como a atriz estava envolvida com o projeto há mais tempo, ela foi assistir às gravações do filme Hebe - A Estrela do Brasil, de 2019, feito antes da série. Assim, as duas criaram uma lista de gestos para que ficassem parecidas em cena.


“Eu e a Andrea brincamos juntas. Nós fizemos uma lista com detalhes como o jeito de segurar um bebê no colo; de como chorar, limpar a lágrima e a gargalhada, que foi o mais difícil porque pensava que só adulto ri daquele jeito. É uma risada que parece que está subindo uma escada. Fiquei muito tempo praticando isso”, afirma.


A gargalhada de Hebe não foi a única dificuldade de Valentina. A atriz confessa que o sotaque da apresentadora, natural de Taubaté, interior de São Paulo, também foi complicado. No entanto, ela ficou feliz pela quantidade de texto que recebeu e trabalhou a musicalidade de Hebe junto com Andrea. 


Além disso, a intérprete observou repetidamente a única referência que tinha da apresentadora mais jovem em vídeo.


“Eu e a Andrea líamos poemas juntas para trazer a musicalidade. Tem poucas referências da Hebe nessa época, mas existe um vídeo dela cantando Noite de Luar, com Ivon Curi, que a gente até reproduziu na série. Esse foi o meu pote de ouro”.


Logo A Tribuna