Teatro do Kaos: resistência da arte em Cubatão pelos últimos 25 anos

Grupo completa um quarto de século com desafios, mas vitorioso pela profissionalização do artista

Por: Beatriz Araujo  -  28/11/21  -  13:43
Atualizado em 28/11/21 - 13:44
O Teatro do Kaos é uma companhia de teatro, uma escola de formação de atores e uma sala de espetáculos. A iniciativa fomenta a cena cultural na Cidade há mais de duas décadas
O Teatro do Kaos é uma companhia de teatro, uma escola de formação de atores e uma sala de espetáculos. A iniciativa fomenta a cena cultural na Cidade há mais de duas décadas   Foto: Divulgação

É difícil encontrar alguém da cena cultural de Cubatão que não conheça o Teatro do Kaos. Afinal, o grupo é um dos mais tradicionais da região, reconhecido por fomentar a educação e a profissionalização por meio da arte – sem deixar de lado a transgressora essência cênica. Sendo a primeira casa – ou palco – de centenas de artistas, o Teatro do Kaos caminha rumo aos seus 25 anos de trajetória com muita história para contar.


O espetáculo que homenageia esses anos de atuação é o Até que Tú Te Tornes Verde, que fala sobre tradições nordestinas e memórias afetivas de um coronel. Este coronel, no caso, é o falecido avô de Lourimar Vieira – o presidente fundador do Teatro do Kaos, que também tem a montagem como uma celebração de seus 40 anos de carreira (veja mais abaixo).


Assim como na peça, a história do Teatro do Kaos e de Lourimar se misturam. Foi ele que criou, junto com Luiz Carlos Gomes, o Teatro Magia de Cidade, em 1986 – pioneiro em Cubatão. A motivação foi trazer à Cidade um pouco do que ele havia experimentado nos anos anteriores, quando viajou pelo Brasil com o espetáculo Bailei na Curva, com o grupo santista Olho D’alma.


Certeza na vida

Na época, Lourimar também trabalhava como servidor público. Mas a paixão pela arte era tão grande, que ele resolveu “largar tudo” e se dedicar integralmente às produções culturais. Na sequência, surgiu o Teatro do Kaos. “A gente vem para a vida com uma única certeza, a de que vamos morrer. Mas eu descobri mais uma: que enquanto eu existir, vou fazer teatro”, acredita.


Atualmente, o Teatro do Kaos é uma companhia de teatro, uma escola de formação de atores e uma sala de espetáculos. Considerado um projeto de utilidade pública municipal e estadual. Nesse tempo, foram realizadas mais de 40 peças; cinco edições do FestKaos – Festival do Teatro do Kaos, em nível nacional.


Incentivo

Lourimar relembra que Cubatão já chegou a ter 10 coletivos simultâneos formados por ex-alunos do Teatro do Kaos. Um dos motivos é o incentivo que o grupo dá aos artistas, de se formar e buscar novos rumos de forma profissional. “Quanto mais gente estiver fazendo teatro, haverá mais público e mais geração de renda para a cena. Artista precisa de renda pra viver”.


Lourimar ressalta que todos que trabalham com o Teatro do Kaos são remunerados. “É uma alegria podermos levar cultura para o povo enquanto proporcionamos renda aos artistas”.


Apenas na pandemia, por exemplo, as produções do Teatro do Kaos foram assistidas por mais de 30 mil pessoas nas redes sociais e mais de 270 artistas foram contemplados com verbas.


Internamente, o núcleo do Teatro do Kaos é formado por Lourimar, Levi Tavares e Fabiano di Melo. Muitos dos que já passaram pelo Kaos hoje são reconhecidos nacionalmente – como Tamyres Ohana, que está em uma produção da GloboPlay, e Lucas Wickhaus, um dos protagonistas em nova série da Disneyplus. “Eles brilham e a Cidade brilha junto. Sempre tivemos esse propósito, de vê-los crescendo”.


Além disso, desde o início dos projetos profissionalizantes, seis jovens ingressaram na Escola de Arte Dramática da USP – que Lourimar avalia como a principal na formação de atores. Segundo ele, antes do Teatro do Kaos havia apenas um cubatense que havia ingressado no curso.


Ao ser questionado sobre qual o segredo para que o Teatro do Kaos siga firme, por tantos anos, Lourimar acredita ser a junção de amor e dedicação. “É a minha obstinação. Vou para casa, durmo e sonho com o que tenho que fazer no dia seguinte. Eu trabalho muito para manter isso e amo o que faço”.


Em cartaz

A temporada de Até que tu te tornes verde, espetáculo que celebra os 25 anos do Teatro do Kaos e os 40 anos de carreira de Lourimar Vieira, segue até o dia 12 de dezembro. As apresentações são aos sábados e domingos, às 20 horas, na sede do grupo (Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34 - próximo à Ponte do Arco-íris, em Cubatão). A entrada é franca. Mais informações no Instagram @teatrodokaos.


  Foto: Divulgação

Confira datas marcantes da trajetória do Teatro do Kaos

1986-Magia da cidade
No dia 1º de dezembro de 1986 Lourimar Vieira e Luiz Carlos Gomes fundavam o Grupo Teatral Magia da Cidade, o primeiro de Cubatão nos anos 80.

1997 -Teatro do Kaos
Depois de 15 anos fazendo teatro amador, Lourimar criou o Teatro do Kaos – com Ricardo Oliveira e Marcelo Ariel. Em 11 de janeiro.

1999 -Reconhecimento municipal
O Teatro do Kaos foi considerado Utilidade Pública Municipal pela Lei 2576/99.

2001-Conquista da sede própria
O grupo ganhou a permissão de utilizar uma casa tombada de Cubatão como sede. Foi feita uma campanha de arrecadação de recursos para restaurar o local.

2002-Caminhos da independência
A encenação Caminhos da Independência foi criada pelo Teatro do Kaos. Atualmente, já foram feitas 17 edições, sobre a passagem de D. Pedro I por Cubatão antes de proclamar a independência do Brasil.


2005 - Teatro no circo
As apresentações ainda eram feitas ao ar livre. Com patrocínio da Prefeitura, foi possibilitada a compra de um circo, instalado x ao lado da sede. Lá, eram feitas peças, cursos e até sala de cinema. Mas, em 2008, após um forte vendaval, as estruturas ficaram comprometidas.

2008-Salas de espetáculo
Sem o circo, o Teatro do Kaos conseguiu construir um prédio com uma sala de apresentação em três meses. O teatro conta com 140 lugares e segue preservado.


2009 - Teatro para todos
O grupo deu início a um processo de qualificação profissional de atores e de oficinas de teatros em contraturno escolar – que culminaram em uma mostra de teatro estudantil. Até hoje, nos chamados Projeto Superação, Evolução, Ação Cênica e Inclusão Através da Arte, mais de 120 atores foram formados profissionalmente e mais de 3 mil crianças e jovens participaram das oficinas.

2013 -Reconhecimento estadual
O Teatro do Kaos foi reconhecido como projeto de Utilidade Pública Estadual pela Lei 15.175/13.

2022-25 anos de teatro do Kaos
Beirando os 25 anos de trajetória, comemorados em janeiro, o Teatro do Kaos já fez em torno de 40 peças e envolveu em seus projetos mais de 3 mil atores – entre profissionais e amadores.


Teatro do Kaos, resistência da arte em Cubatão pelos últimos 25 anos
Teatro do Kaos, resistência da arte em Cubatão pelos últimos 25 anos   Foto: Divulgação

Declarações de fundador presidente do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira

“O mundo seria muito melhor se o teatro fosse obrigatório desde a sala de aula. O teatro aquieta a almae expande nosso olhar”

“A melhor maneira de combater a violência é com a cultura”

“A única forma de transformar a humanidade é através da arte do teatro”

“Teatro, a arte milenar,é o único aliado que o homem tem. Vejo a humanidade em um estado de caos. Mas o nosso Kaos, com k, traz reconstrução”


Logo A Tribuna