Sesc Santos retoma atividades culturais com exposição de artistas da Baixada Santista; VÍDEO

Mostra apresenta pluralidade e panorama artístico da região com 61 representações de áreas urbanas e rurais

Por: Jordana Langella  -  05/08/21  -  08:43
 Obra do núcleo Cidades da exposição Portos
Obra do núcleo Cidades da exposição Portos   Foto: Jordana Langella/ AT

O Sesc Santos abriu para o público a exposição "Portos - Processos Orientados via Território e Ocupações Santistas", que marca a retomada das atividades culturais no espaço e apresenta ao público 61 obras de artistas que têm relação com a Baixada Santista. Confira mais detalhes na videorreportagem a seguir.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



No local, há diferentes manifestações artísticas - cerâmicas, artesanatos, fotografias, fotos, entre outras - com o objeito de traçar não só um panorama das produções locais do ponto de vista do sistema de arte tradicional, mas também com representações artísticas populares, por exemplo. "Nós pensamos em um sentido alargado de arte, sem uma hierarquia de técnicas", explicou Aline Stivaletti, programadora do Sesc Santos.


Para isso, a curadora Ilana Goldstein, antropóloga e professora da Universidade Federal de São Paulo, teve a preocupação de direcionar o seu olhar para os artistas ligados às áreas urbanas da Baixada Santista e também para criadores de locais afastados, de comunidades ribeirinhas e indígenas, por exemplo.


 Obras do núcleo Terra
Obras do núcleo Terra   Foto: Jordana Langella/ AT

"Muita gente tem a impressão que só há a parte da orla de Santos e de outras cidades da região, mas há pessoas invisibilizadas aqui , que vivem todos os meses do ano na região, e nem sempre são vistas. E aqui mostramos obras que refletem sobre pessoas em situação de rua, de um artista trans e até produções de pixo", contou Mariana Rodrigues, arte-educadora do Sesc Santos.


Por isso, além do trabalho de pesquisa de Goldstein, a exposição foi montada com a colaboração de outros dois curadores, a Cristine Takuá e Carlos Papá, especializados em arte indígena. "Eles fizeram uma curadoria na região e trouxeram seis obras que estão situadas no núcleo Terra", contou Rodrigues.


 Exposição Portos de 61 obras relacionadas à Baixada Santista
Exposição Portos de 61 obras relacionadas à Baixada Santista   Foto: Jordana Langella/ AT

Neste sentido, ainda com o desejo de trazer pluralidade para a Portos, a exposição foi dividida em quatro blocos: Mar, com obras ligadas à pesca e à população ribeirinha; Terra, com produções indígenas; Cidades, que mostra as diferentes realidades da área urbana e, por fim, Retratos, parte com fotografias de diferentes personalidades que compõem o território da Baixada Santista.


Portos - Processos Orientados via Território e Ocupações Santistas permanecerá aberta ao público até 20 de novembro, no Sesc Santos, na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida, com horário agendado, no site do espaço. Além da visita presencia, o público pode conferir a versão online da mostra neste link.


Logo A Tribuna