Santos organiza eventos para celebrar a Semana de Arte Moderna

De quinta a sábado, o modernismo é relembrado no Guarany

Por: Redação  -  15/02/22  -  07:44
Atividades celebram a Semana de Arte Moderna em Santos
Atividades celebram a Semana de Arte Moderna em Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT/Arquivo

Várias atividades celebram a Semana de Arte Moderna em Santos. Na quinta, sexta e sábado, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100) recebe eventos de música, cinema e Literatura, com bate-papos e exposições, em uma promoção da Secretaria de Cultura.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Na quinta, às 19h30, a atração é o Cine Concerto, composto e executado por Anselmo Mancini, acompanhado pela violinista Maria Emília Paredes. Os músicos tocarão durante a exibição de trechos de filmes que marcaram o Cinema Novo. Na mesma noite, Villa Lobos ganha destaque. A importância do compositor será abordada pelo professor Iury Cardoso.


Mantendo o clima musical, o Quarteto Caiçara tocará canções de Villa Lobos e Gilberto Mendes. Com Vinicius Mendes e Romulo Moreira nos violinos; Otávio Monteiro na viola, e Jeff Moura no violoncelo.


Cinema e Literatura

Na sexta, a programação começa às 14h, com projeções de documentários sobre a obra de Cândido Portinari e Pagu, além de histórias da Semana. Às 18h30 será exibido Macunaíma. Logo após, bate-papo sobre o longa,com participações de Edson Belmiro e Raquel Pelegrini.


No sábado, a Literatura fecha a programação. Às 16h, bate-papo sobre os autores da Semana, com Manuel da Costa Pinto e Alessandro Atanes. A mediação será de José Luiz Tahan. Às 19h, o tema do bate-papo é 1922, a Semana que Nunca Acabou, mesmo título do livro de Marcos Augusto Gonçalves, que participa do painel ao lado de Flávio Viegas Amoreira. Tahan retorna como mediador.


Poesia

Nos três dias, integrantes da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo farão leituras de poemas de expoentes da Semana e do Manifesto Antropofágico


Logo A Tribuna