Santos Film Fest anuncia datas da quinta edição

O evento acontecerá de forma on-line entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro

Por: Da Redação  -  20/08/20  -  12:51
O evento acontecerá de forma on-line entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro
O evento acontecerá de forma on-line entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro   Foto: Divulgação

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos anunciou as datas da sua quinta edição. O evento acontecerá de forma on-line entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro. Foi a forma que os organizadores encontraram de realizar o festival, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.


“As inscrições aconteceram de janeiro a abril e recebemos centenas de filmes, entre curtas e longas-metragens, de todas as partes do Brasil e até do exterior”, explica um dos organizadores do Santos Film Fest, André Azenha. “Realizarmos o festival de maneira on-line foi a forma de podermos exibir as obras selecionadas. Mesmo com a reabertura dos cinemas, seria difícil encontrar espaço nas programações, já que as redes exibidoras precisarão funcionar em horário reduzido”.


Inicialmente, o festival celebraria os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro. Mas com o desmonte da cultura e, consequentemente, do cinema, e a paralisação de grande parte da produção audiovisual do País em virtude da pandemia, o tema foi alterado. Agora será De Retomada à Retomada: Resistiremos!


“São épocas parecidas. No início dos anos 1990, com o fechamento da Embrafilme, o cinema brasileiro praticamente não produziu. E depois voltou fortalecido. Agora, vivemos um período que remete àqueles tempos”, detalha Paula Azenha, codiretora do festival. 


Homenageados


Em virtude disso, uma das produções clássicas exibidas será Lamarca, filme de 1994 dirigido por Sergio Rezende e estrelado por Paulo Betti. Os dois receberão homenagens do festival.


Paulo receberá o Troféu Luciano Quirino. Sergio será homenageado por sua trajetória como diretor e por sua contribuição ao cinema nacional. Ambos participarão de lives no dia da abertura, 29 de setembro, bem como a diretora e atriz Julia Katharine, que receberá o Troféu Ondina Clais.


“Paulo tem uma longa carreira e uma ligação especial com Santos, trabalhou junto de grandes artistas do município. Sergio filmou biografias de nomes importantes da nossa história, E Julia é das cineastas e artistas de cinema de mais destaque da nova geração. Assim celebramos profissionais de destaque de diferentes épocas”, ressalta André.


Paulo e Julia também receberão retrospectivas com alguns de seus principais trabalhos já realizados. De Paulo, além de Lamarca serão exibidos o recente A Fera na Selva (2017), no qual estrelou, escreveu e dirigiu (junto com Eliane Giardini e Lauro Escorel), e Cafundó (2005), que ele atuou e foi diretor.


Mostra competitiva


A mostra competitiva contará com dez curtas-metragens e dez longas-metragens. As sessões ocorrerão na Plataforma Videocamp. Haverá premiação para os melhores curta e longa pelo voto popular e o melhor curta e longa pelo júri, que receberão o Troféu Toninho Campos. Também será dado um prêmio de caráter humanitário e uma menção honrosa ao melhor filme da Baixada Santista.


Logo A Tribuna