Sala São Paulo abre as portas para o projeto Cubatão Sinfonia

Jovens músicos dos bairros-cota conheceram a sede da Osesp

Por: Redação  -  26/05/22  -  07:14
Atualizado em 26/05/22 - 08:44
Jovens conheceram a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp)
Jovens conheceram a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp)   Foto: Divulgação

Acostumados a tocar nas salas modestas da sede localizada na Cota 200 da Serra do Mar, ou nas apresentações regionais que fazem em Cubatão, os jovens músicos do Programa Cubatão Sinfonia se sentiram ‘grandes’ ao conhecer de perto o que é estar em um teatro de ponta. Reunidos em grupo que subiu a Serra na semana passada, eles conheceram a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp), e acompanharam uma tarde de apresentações de um dos programas mais inclusivos da sala, a Formação de Público.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Especialmente desenvolvido pelas orquestras parceiras para plateias de estudantes de todo o Estado, o Formação de Público recebeu os jovens do Cubatão Sinfonia e de dezenas de outros grupos e escolas, principalmente das periferias de São Paulo.


Patrocinado pelo Instituto Usiminas, por meio de leis de incentivo, o Cubatão Sinfonia oferece a crianças e jovens a oportunidade de aprender música instrumental e expressão corporal, além de proporcionar o contato com valores como disciplina, trabalho em equipe e troca de conhecimento com outros públicos ligados à música.


O Programa Cubatão Sinfonia e a Fundação Osesp contam com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, foi uma oportunidade de unir as duas instituições apoiadas pela companhia. “É muito gratificante proporcionar a esses adolescentes a experiência de estar em uma das casas de concerto mais importantes do País, e ainda potencializar o conhecimento que eles já vêm adquirindo no programa”, disse.


O Cubatão Sinfonia oferece música instrumental e expressão corporal
O Cubatão Sinfonia oferece música instrumental e expressão corporal   Foto: Divulgação

Abrir caminhos
Entre os jovens que subiram a Serra para conhecer o que é estar em uma sala de grandes concertos, estava Carlos Eduardo dos Santos, de 11 anos. “Ansioso para conhecer”, disse o jovem músico, que já toca bateria, violão, violino, clarinete e flauta doce.


Estudante de escola pública em Cubatão, ele tem aulas de música todos os dias no Cubatão Sinfonia, que ocupa um pequeno imóvel localizado na Cota 200, adaptado para atender as mais de 100 crianças e jovens em quase todos os instrumentos musicais: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo.


“Percebemos que muitas mães vinham trazer os filhos para a aula e ficavam esperando, muitas com filhas pequenas, e identificamos que havia uma demanda por balé para elas. Montamos as primeiras turmas e hoje é um sucesso”, diz Eder Crispim, coordenador artístico do programa.


Atualmente, são 13 professores lecionando os diferentes instrumentos
Atualmente, são 13 professores lecionando os diferentes instrumentos   Foto: Divulgação

Sobre a orquestra, Eder diz que o objetivo não é, necessariamente, formar músicos profissionais. “Queremos dar uma oportunidade para eles conhecerem outros valores, outros caminhos. Queremos chegar no coração deles, dar acesso a um universo que, de outra forma, talvez não tivessem”, diz.


Atualmente, são 13 professores lecionando os diferentes instrumentos, todos remunerados. Todas as despesas da orquestra são pagas pelos patrocínios que vêm das leis de incentivo.


Logo A Tribuna