Produtora Santista lança filme em 3D sobre o Engenho dos Erasmos

Proposta é uma imersão no local, que é patrimônio nacional em Santos

Por: Bia Viana  -  24/09/21  -  08:21
 Filme virtual faz uma viagem no tempo e mostra o engenho de açúcar em seu tempo de funcionamento, no século 16
Filme virtual faz uma viagem no tempo e mostra o engenho de açúcar em seu tempo de funcionamento, no século 16   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Prestigiando a importância histórica do Engenho São Jorge dos Erasmos, patrimônio nacional em Santos, um filme reconstruiu virtualmente a edificação em 3D e trouxe uma proposta de imersão visual e sonora 360º para ilustrar sua história. Como uma verdadeira viagem no tempo, a experiência, guiada por um assistente animado, remonta ao engenho de açúcar em seu tempo de funcionamento, no século 16.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O filme é realizado pela produtora santista Release Eletrônico a partir da vitória em edital do Programa de Ação Cultural (Proac). Utilizando tecnologia de realidade virtual, o projeto convida espectadores de todas as idades a visitarem o passado do engenho, que pode ser considerado uma das primeiras indústrias no Estado que hoje é polo industrial do País.


O curta-metragem tem produção executiva de Silvio Reis Jr., diretor da Release Eletrônico, e direção de Gilberto Caserta, um dos participantes na equipe de O Menino e o Mundo, animação que concorreu como finalista ao Oscar de 2016. Flávio Medeiros, premiado engenheiro de som, foi convidado para ajudar na imersão sonora, enquanto Luiz Claudio Lopes assina o roteiro.


Segundo Reis Jr., que trabalha há 34 anos na produtora, o filme é essencial para a conservação da memória santista. “O filme é fundamental para que não cometamos os mesmos erros das gerações que nos antecederam, assim como nos possibilita resgatar os movimentos que nos trouxeram até aqui e os personagens dessa história”.


Analisando a contribuição do Engenho para a industrialização da região, o diretor sente orgulho do papel da estrutura nesse movimento de modernização. “O filme traz ao público o conhecimento de uma ínfima parte de nossa história, mas, principalmente pela forma que fizemos essa apresentação, é uma chama para despertar a curiosidade, ainda mais em crianças”, diz ele, que destaca ainda a abertura do mercado em apoio de novos conteúdos.


De acordo com Reis Jr., outros lugares históricos da Cidade, como a Hospedaria dos Imigrantes, o Parque Balneário Hotel, o antigo prédio da Prefeitura e da Câmara — onde hoje funciona o Museu Pelé —, entre outros locais também poderão ser trabalhados em novos filmes educativos.


Detalhes


O animado guia do passeio, a minhoca quântica Táquion, veio de outro projeto criado pela Release Eletrônico há 16 anos. Na época, a personagem contava a história dos canais de Santos e tinha um visual 2D. Agora, ela foi modernizada e adaptada conforme a necessidade de uma viagem ao tempo, remetendo seu nome às teorias da física quântica.


A gravação foi realizada em Santos, no Estúdio Vila do Sossego, e contou com a dublagem de Lucas Mendes para o personagem central. Junto à minhoca, passeamos pelo ambiente com total liberdade enquanto ouvimos histórias sobre a importância do Engenho na cultura portuária de Santos e consequente industrialização de São Paulo. Ao todo, são utilizadas mais de 9 mil imagens em alta resolução para garantir a interação perfeita com a personagem.


Inicialmente, o projeto foi pensado para exposição dentro do Engenho, com óculos de realidade virtual. Entretanto, por conta da pandemia, os planos foram modificados. O filme está disponível pelo YouTube e pode ser assistido gratuitamente. Ele também está disponível por este hotsite, que além do curta, também reúne detalhes da produção, curiosidades e imagens 360º, até 31 de dezembro.


Logo A Tribuna