Procuram-se 'imortais': Academia Santista de Letras tem vagas abertas

A princípio, apenas quatro vagas estão disponíveis; entenda qual é a função

Por: Beatriz Araujo  -  23/10/21  -  07:50
 Interessados devem se candidatar até segunda-feira (25)
Interessados devem se candidatar até segunda-feira (25)   Foto: Matheus Tagé/AT

Escritores, poetas, artistas e intelectuais de todas as idades podem tornar suas obras e contribuições à cultura imortais. Isso é o que propõe a Academia Santista de Letras (ASL), que busca novos acadêmicos para ocupar as 6 cadeiras disponíveis na instituição.


Interessados devem se candidatar até segunda-feira (25), enviando um requerimento de inscrição com os dados pessoais, comprovante de residência em Santos e currículo com sua obra compilada, para a Avenida Ana Costa, 493, cj. 17. Mais informações: 99706-48859.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A princípio, apenas quatro vagas estão disponíveis e as outras estarão abertas em 2022. No total, a Academia Santista de Letras conta com 40 cadeiras, cada uma com um patrono.


Ao longos dos 65 anos de trajetória da instituição santista, 134 acadêmicos se “imortalizaram”. O atual presidente, Eustázio Alves Pereira Filho, explica que o termo ‘imortal’ é usado pois, sempre que possível, todos que passaram pela academia e seus patronos são prestigiados por suas vidas e obras.


Além disso, ao tornar-se um acadêmico, a pessoa o será até a morte – ou caso renuncie à função. “Somos imortais, mas não somos eternos”. Mas isso não significa que jovens não possam ingressar. “Quanto mais jovem, melhor. Eles nos oxigenam e levam a academia para frente”, ressalta Eustázio.


Atuação
O papel da Academia, de acordo com Eustázio, é atuar em função da preservação da Língua Portuguesa e da difusão da cultura, das artes e de toda atividade intelectual.


A partir disso, na busca por novos acadêmicos, a Academia reconhece trabalhos literários e artísticos que auxiliam na formação das novas gerações e contribuem para a cultura da paz.


Dentre as atividades realizadas, há o informativo O Farol, que existe há mais de 15 anos, noites literárias e a Semana Martins Fontes, que é o principal evento do ano. Neste, que em junho aconteceu pela primeira vez em forma virtual, há uma ampla programação literária que busca difundir a importância do patrono da Academia.


E na busca por modernização e por um maior diálogo com a sociedade, o estatuto da Academia se atualizou, passando a integrar a internet de forma mais efetiva nas ações da instituição. Outro feito foi um acordo firmado com a Universidade Santa Cecília, que aproximará a ALS das escolas e universidades.


Logo A Tribuna