Porta dos Fundos lança reality e busca novo integrante

Programa celebra os 10 anos de criação do canal no YouTube, onde também será veiculada a atração

Por: Bia Viana  -  30/10/21  -  09:45
 A graça está no jogo: o reality do Porta dos Fundos
A graça está no jogo: o reality do Porta dos Fundos   Foto: Bruno Baketa/Divulgação

Em parceria com a YouTube Originals, o Porta dos Fundos lança neste sábado (30) seu primeiro reality show, Futuro Ex-Porta, que celebra os 10 anos de fundação do canal. Após mais de sete mil inscrições, o elenco escolheu 10 candidatos para competir por uma vaga no Porta. A jornada foi documentada em oito episódios, que vão ao ar todos os sábados, às 11 horas, pelo YouTube.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Longe de um show de talentos, Fábio Porchat explica que o reality apresenta um formato inédito, utilizando recursos dos realities mais populares do momento, pelo viés do humor.


“Nesses shows de comédia, a pessoa vai mostrando o repertório que já tem. A gente tentou tirar a pessoa da zona de conforto dela, criando um novo ambiente para coisas que ela nem sabe que tinha, com improviso, criação de personagem e mais. Não tínhamos dúvida de que as 10 pessoas seriam engraçadas, mas o que a gente quer saber é se elas se encaixam”.


Gregório Duvivier destaca a importância da coletividade no humor, critério essencial durante todas as eliminatórias do programa.


“No humor, você não consegue crescer sozinho, então a gente também levou isso em conta, se a pessoa servia de escada para outras pessoas. Às vezes não ganha a pessoa mais engraçada, mas aquela que mais joga”, explica. “Em outros ‘concursos de humor’, as pessoas são avaliadas individualmente. Você avalia a alma solo dela, mas não é isso que a gente faz no Porta: a gente só trabalha em conjunto. O que a gente mais queria avaliar é como a pessoa serve a uma cena, a graça é maior que a gente”.


Sem fórmula
Cheio de surpresas, o programa tentou ao máximo inovar no formato e fugir dos scripts tradicionais — uma ‘anti-fórmula’ que o Porta dos Fundos já conhece muito bem. Os competidores passaram por dinâmicas envolvendo recriação de cenas clássicas do canal, bem como esquetes inéditas, criação de personagens e muito improviso.


Ao longo do programa, vários ex-Portas, como Júlia Rabello, Karina Ramil e Marcos Veras, fazem pontas nos episódios com depoimentos e participação nas tarefas.


Novos talentos
Idealizado antes da pandemia, o projeto sempre teve como principal objetivo impulsionar e apresentar novos talentos do humor brasileiro.


O projeto deu tão certo, que mesmo em sua estreia, Porchat já considera uma possível segunda temporada. “Tomara que seja tão legal que a gente tenha possibilidade de fazer outro. Eu adoraria, acho que não tem fim descobrir talentos pro Porta. A gente fica procurando o tempo inteiro, então seria ótimo”.


Oiapoque ao Chuí
Longe do eixo Rio-São Paulo que forma o Porta original, candidatos do Brasil inteiro foram relacionados, o que resultou num mix inédito no programa. “Me apaixonei pelas pessoas desde o dia um. É uma seleção de gente criativa de todo o Brasil, foi muito legal!”, ressalta Gregório.


Noemia Oliveira também ressaltou a importância dessa abrangência cultural. “A gente se divertiu muito tendo acesso a tantos talentos. Eram sotaques muito diferentes, diferentes tipos de humor do Brasil inteiro. Foi muito gostoso”.


Porchat entende a relevância de diversificar o elenco do Porta. Ao longo desses 10 anos, o programa foi se adaptando e renovando narrativas, com uma preocupação que costuma ser negligenciada no humor: a representatividade.


“A gente tenta corrigir erros estruturais do Porta, afinal, fomos fundados por cinco homens heteros brancos cis. Tentamos abranger ao máximo, mudando isso também internamente”.


Ao longo da seleção, Porchat relembra algumas ‘alfinetadas’ de possíveis candidatos quanto a essa questão. “A gente tem que ouvir, levar as alfinetadas, justamente pra se tocar se estamos nos acomodando em um pensamento de 2012 ou se estamos indo pra frente”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna