Pixar celebra 35 anos de história com lançamento da animação 'Luca'

Baseado no cinema italiano, o longa conta a história de amizade entre dois monstros marinhos disfarçados de humanos

Por: Bia Viana  -  18/06/21  -  08:56
   O novo longa Disney-Pixar 'Luca' estreia nesta sexta-feira (18) exclusivamente no Disney+
O novo longa Disney-Pixar 'Luca' estreia nesta sexta-feira (18) exclusivamente no Disney+   Foto: Divulgação

A Pixar Animation Studios comemora 35 anos de existência este ano, contando belas histórias que nos encantam há gerações. A empresa surgiu em 1979 como parte da divisão de computadores da Lucasfilm, um grupo encarregado pelo desenvolvimento de tecnologias computacionais inovadoras para a indústria cinematográfica. Aos poucos, o grupo foi migrando para o desenvolvimento de animações, tornando-se uma empresa independente após ser comprada por Steve Jobs em 1986.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O primeiro trabalho da Pixar para a Disney foi Luxo Jr., um curta sobre um abajur que se tornou símbolo do estúdio. Dirigido por John Lasseter, que supervisiona todos os projetos associados da Pixar desde então, o curta foi a primeira animação por computador a ser indicada ao Oscar.


Com o passar dos anos e a evolução tecnológica ininterrupta, as animações Pixar adotaram um estilo refinado que se tornou a assinatura do estúdio. Além dos curtas, a empresa também investiu em comerciais e longas-metragens. Seu grande lançamento veio em 1990 com Toy Story, o primeiro filme de animação gerado por computador, feito em parceria com a Disney. Também dirigido por Lasseter, o longa foi lançado em 22 de novembro de 1995, alcançando a maior bilheteria do ano mesmo sendo lançado no fim de semestre. No ano seguinte, Toy Story foi indicado de forma inédita na categoria de Melhor Roteiro Original do Oscar. A revolução provocada pelo estúdio inspirou o grupo a parar os trabalhos em comerciais e se concentrar no entretenimento.


Ao longo dos anos, a parceria Disney-Pixar estreitou laços e deu asas à inovação. O casamento perfeito rendeu vários sucessos, desde Vida de Inseto (1998) até Soul (2020). Para marcar seu aniversário, a Pixar estreia Luca, dirigido por Enrico Casarosa, em 18 de junho no Disney+. Ambientando na Riviera Italiana, o novo longa animado acompanha as aventuras do pequeno Luca durante um verão inesquecível com seu novo amigo Alberto. O detalhe: os dois são monstros marinhos, que vivem curiosos sobre o mundo humano.


Baseada nas histórias reais do cineasta, o longa também se inspira em filmes italianos dos anos 1950, como A Estrada da Vida e A Princesa e o Plebeu. O longa conta com alguns detalhes impressionantes: para criar expressões faciais autênticas, são utilizados 221 e 223 controles individuais para cada personagem; outra curiosidade está no formato de Luca enquanto monstro marinho, que conta com 3.436 escamas em seu corpo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna