Palácio da Polícia de Santos recebe exposição de mandalas

Artista curitibana usa temas brasileiros para mostrar beleza na simplicidade

Por: Da Redação  -  18/02/20  -  13:59

A partir desta terça-feira (18), o Palácio da Polícia de Santos oferece uma mostra de artes visuais gratuita para o público, que marca a abertura do calendário cultural do local. É a exposição "Mandalas Brasileiras", da artista curitibana Luciane Funk de Andrade.


Com curadoria do artista plástico Kleber Nunes, oito obras feitas em tecido, tinta emborrachada e madeira estarão no Espaço Cultural Dr. Paulo Bonavides até dia 13 de março.


“As mandalas são imagens que se repetem dentro de um padrão em que um lado é sempre igual ao outro. Eu quis explorar este conceito misturando as mandalas com ilustrações brasileiras”, explica a artista.


Os desenhos são todos relacionados ao Brasil, remetendo à história, símbolos nacionais, povo (negros e índios) e outras representações. “A escolha pelos materiais se deu pela característica de tintas fáceis de encontrar em qualquer papelaria do Brasil, mostrando que a arte está na vontade de fazer. A tinta emborrachada traz para mim a memória das seringueiras, um retrato das cores das riquezas do Brasil. Madeira e tecido também são materiais originários da terra e com baixo impacto de decomposição posterior ecológica. Quero mostrar que há muita beleza na simplicidade”, explica a artista.


Com as obras, Luciane quer chamar a atenção do público para aquilo que não se pode mudar, o passado, narrativo e percursor, pra onde não se volta e quer que sua arte colabore para o resgate de um patriotismo que vai bem além da politicagem.


A vernissage acontece hoje, às 17 horas e conta ainda com homenagem a policiais civis aposentados e outorga do "Prêmio Destaque Policial". A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas. O Palácio da Polícia fica na Av, São Francisco, 136, Centro.


Logo A Tribuna