Oprah Winfrey revela ter sido estuprada por primo na infância

Apresentadora desabafou sobre os traumas do passado em relato na série 'The Me You Can't See'

Por: ATribuna.com.br  -  24/05/21  -  10:43
  Apresentadora Oprah Winfrey revela ter sofrido violência sexual na infância
Apresentadora Oprah Winfrey revela ter sofrido violência sexual na infância   Foto: Reprodução/Apple TV+

Uma das mulheres mais poderosas na mídia mundial, Oprah Winfrey exerceu sua voz para alertar sobre os perigos da violência sexual. A apresentadora fez um relato pessoal na série The Me You Can't See, disponível na plataforma Apple TV+, onde revela ter sido estuprada e sofrido abusos por familiares na infância.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Aos 9, 10, 11 e 12 anos, fui estuprada por meu primo de 19 anos. Eu não sabia o que era estupro. Eu não tinha ideia do que era sexo. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo comigo. Eu mantive esse segredo... É apenas algo que aceitei, que uma menina não está segura em um mundo cheio de homens", desabafou, em lágrimas.


No episódio, a apresentadora contou que durante o período difícil em que foi molestada pelo primo, foram seus professores na escola que a "salvaram". "Por muitos anos da minha vida, esse foi o único lugar em que realmente me senti amada. É por isso que durante tantos anos quis ser professora, para poder dar a outras crianças o que meus professores me deram".


Após suas declarações, Winfrey comentou o assunto durante entrevista breve para o Today. "Por ter sido criada do jeito que fui, porque fui abusada sexualmente, estuprada, que tenho a simpatia pelas pessoas que passaram por isso. É porque fui criada pobre, e sem água corrente, e ter ido para o fundo do poço, e ter ficado fraca, que tenho alguma compaixão por quem passou por isso. E assim passei a ter uma compreensão mais ampla e um profundo apreço por cada pequena e grande coisa que tenho agora".


Estupro no Brasil


As denúncias de celebridades de todo o mundo abrem espaço para a discussão e conscientização sobre violência sexual no Brasil, que em muitos casos, é praticada dentro do lar. Segundo dados nacionais sobre estupro, emitidos na última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2018, divulgados em 2019, o Brasil havia registrado 66.041 casos de violência sexual. Do total de casos de estupro de vulnerável, 75,9% das vítimas possuem algum vínculo familiar com o agressor, entre parentes e amigos de família.


Os dados alarmantes no Brasil não são novidade. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo menos desde os anos 1990, diferentes estudos indicam que o abuso sexual costuma ser praticado por membros da família, que tem vínculos de confiança com as crianças e adolescentes. Denúncias de violência doméstica e atendimento qualificado para mulheres em situação de violência podem ser registrados ligando no número 180.


*Com informações da revista Quem e UOL


Logo A Tribuna