Novela Pantanal ganha vida em arte mural no Centro de Santos

Artista Willis se inspira na trama das 21h para traçar sua obra no muro do estacionamento do Grupo Tribuna

Por: Redação  -  24/03/22  -  08:25
O paraibano Willis chegou a Santos quando tinha 20 anos e já trabalha como artista urbano há 15 anos: emoção e sentimento no grafite
O paraibano Willis chegou a Santos quando tinha 20 anos e já trabalha como artista urbano há 15 anos: emoção e sentimento no grafite   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Quem passar pela esquina das ruas João Pessoa e Constituição, no Paquetá, vai encontrar uma onça. E também uma arara. Enfim, um pedaço do pantanal está à espera dos olhos de quem passa, em um mural de arte urbana confeccionado pelo artista Willis, no estacionamento do Grupo Tribuna. Mas não é qualquer pantanal retratado: este foi inspirado na nova novela das nove da Globo, Pantanal, que estreia segunda-feira. Por isso, além da arara e da imponente onça, também há a figura da personagem Juma.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Acho que usei umas 500 cores. Só de verde deve ter uns oito tons, azul e laranja também têm vários”, conta Ulisses Cavalcante Soares Neto, o Willis – tudo para ser fiel à exuberância de cores que os pantanais, o real e o da ficção, exigem.


O muro começou a ser pintado no último sábado e ficou pronto ontem. A chuva do final de semana atrasou os planos, mas não estragou a arte, que dá novas e instigantes cores ao local. “Com a chuva, escorreu um pouco (a tinta). Mas já deu para arrumar. Uma arte desse tamanho leva de cinco a sete dias para ficar pronta”, explica o artista.


Felicidade
Willis e sua mais nova arte já estão repercutindo: gente passa de carro e aplaude a nova vida que as cores conferem aos muros do estacionamento. O artista conta que chegou a presenciar um ciclista descer da bicicleta para admirar, ao vivo, a criação do mural. “A gente se sente homenageado na Cidade, as pessoas gostam da nossa arte. Adoramos pintar em Santos, a gente vê que as pessoas gostam”.


A esposa de Willis, Elicleusa dos Santos Cavalcante, conhecida como Leila, é assistente dele e reforça: “Já percebi que, quando as pessoas passam, elas ficam felizes”.


Origens
Willis veio da Paraíba para Santos aos 20 anos de idade, já trabalhando como artista. Sua carreira na arte tem 35 anos e ele está sempre estudando para aprimorar seu trabalho.


“O muralismo é mais profissional, tem técnicas, é uma coisa mais elaborada. Existe um estudo antes de grafitar; é um nicho na arte, uma profissão”.


Leila cita as técnicas que o marido utiliza para grafitar e lembra da emoção que suas artes transmitem. “O que diferencia a arte do Willis é a emoção. Ele estuda o sentimento das cores, por isso fala que o muralismo é diferente. As pessoas às vezes não conseguem entender por palavras e a arte fala, ela muda tudo”.


Logo A Tribuna