Mauricio de Sousa revela filme do Horácio, longa biográfico e trilogia de Laços

Novos projetos fortalecem o braço audiovisual da Mauricio de Sousa Produções, marcando presença nas telonas

Por: Bia Viana  -  01/07/21  -  08:49
  Mauricio de Sousa tem novos planos para a Turma da Mônica nos cinemas
Mauricio de Sousa tem novos planos para a Turma da Mônica nos cinemas   Foto: Divulgação

A Turma da Mônica é tão relevante ao público que extrapola as histórias nos quadrinhos. Nos últimos anos, os personagens criados por Mauricio de Sousa surgiram em novos formatos, trazendo novas aventuras em seriados, animações e webséries. Após o lançamento do primeiro live-action nas telonas, Turma da Mônica: Laços, outros projetos caminham para aproximar o universo HQ às telonas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O próximo passo será a estreia de Lições, sequência do live-action mencionado anteriormente, que deverá chegar aos cinemas em dezembro deste ano. Com novos personagens, como Milena (interpretada por Emily Nayara), Tina (Isabelle Drummond) e Rolo (Gustavo Merighi), o autor afirma que mais aventuras estão por vir. “Ah, esse filme tá tão bonitinho! Com uma novidade: a Turminha na escola, aprontando como sempre. Essa é a vantagem de ter mais personagens, com alguns que entram em dobro no filme”.


A trama de Lições vem da graphic novel escrita por Vitor e Lu Cafaggi, com produção de Mauricio de Sousa. A direção do filme fica por conta de Daniel Rezende, mesmo realizador do primeiro filme. Nesta aventura, a turminha irá descobrir o valor da amizade após uma fuga da escola. Um terceiro filme já está em discussão para ser lançado em sequência, mas ainda não há informações sobre a trama ou início das gravações.


Horácio


Dizem por aí que o dinossauro Horácio é um alterego de Mauricio de Sousa. Para o autor, essa referência foi um alerta importante. “Todo mundo que me conhece fala isso. Diziam que sabem como tá a minha cabeça, minha vida, o que tá acontecendo comigo, lendo o Horácio. Eu fiquei meio preocupado (risos), peguei o Horácio e ditei alguns cuidados com o que ele fala, faz, na vidinha pré-histórica dele. Imagine isso! Eles percebiam [a mim] pelas histórias. Passei a ter mais cuidado (risos)”, brinca o cartunista. “O personagem fala pela gente. Qualquer autor, escritor, passa por isso”.


Independentemente de ser uma versão de Mauricio ou não, Horácio é seu personagem favorito e será protagonista de um filme próprio. A partir da empresa aberta no Japão, Mauricio estuda adaptar a produção com traços de estilo oriental, mas o projeto ainda está em teste. “Quero fazer um desenho para uma animação muito sofisticada. Tínhamos estudado artistas japoneses, estamos fazendo alguns testes. Virá, mas não tenho prazo”, revela.


Biografia


“Mais um projeto que tá no projeto”, se diverte Mauricio, que não tem pressa para os lançamentos e aproveita para estudar novas ideias para seu filme. Baseado na autobiografia Mauricio: A História que Não Está no Gibi, publicado pela Editora Sextante em 2017, o longa será produzido para streaming.


O cartunista está estudando o projeto, que segundo ele, contará com um elenco populoso. “Quem será o Mauricio de Sousa criança, o Mauricio jovem, o Mauricio na meia idade, o Mauricio idoso, de cabelo branco? Vai ter que ser uma equipe grande (risos)”. Na obra, o autor desdobra sua carreira desde a paixão de infância pelos quadrinhos até a percepção de criação do império literário que a Turma da Mônica consolidou.


Logo A Tribuna