Livro raro, Os Lusíadas, é restaurado e retorna para o Centro Português em Santos

Com gravuras em ouro, edição é de 1880, e foi dedicada a Dom Pedro II

Por: Redação  -  11/05/21  -  09:13
   Versão rara do livro Os Lusíadas foi entregue à Fams em 2019, e devolvida agora ao Centro Português
Versão rara do livro Os Lusíadas foi entregue à Fams em 2019, e devolvida agora ao Centro Português   Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa

Uma versão rara do livro Os Lusíadas, de Luiz de Camões, acaba de passar por restauro e volta para o Centro Cultural Português de Santos. A devolução da obra pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) da obra acontece na próxima quinta-feira (13). Após a finalização de obras em outros espaços no prédio, no Centro, a publicação deve voltar a ser exibida ao público.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A edição de Emilio Biel, da cidade do Porto, de 1880, é comemorativa do terceiro centenário da morte do poeta português e foi dedicada ao imperador Dom Pedro II. “É uma edição especial, raríssima, que deve ter apenas três exemplares no Brasil”, conta o presidente do Centro Português, José Duarte de Almeida Alves.


Ele lembra que a publicação de capa dura estava muito deteriorada, e foi entregue à Fams em 2019, para que fosse feito o restauro em parceria com o Grupo Mendes. A publicação é encadernada em capa dura, em couro, e com gravuras nas páginas feitas em ouro.


Alves explica que a entidade, que ocupa um edifício em estilo neomanuelino, inaugurado em 1900, aproveitou a pandemia também para fazer obras de restauro na área interna. “Já estamos com o teatro totalmente reformado. Agora, estamos restaurando o Salão Camoniano e todas as telas dele. Quando estiver pronto, o livro voltará a ser exposto ao público, como era antes, com todos os cuidados que uma obra dessa exige, como a utilização de luvas para manuseio”, diz o presidente.


Logo A Tribuna