Livro de professora francesa adapta a filosofia para os dramas do cotidiano

Autora Marie Robert mostra 12 situações frustrantes do dia a dia, e propõe soluções a partir de inspiração filosófica

Por: Redação  -  27/07/21  -  08:36
 Obra da professora francesa Marie Robert transpõe conceitos seculares no dia a dia
Obra da professora francesa Marie Robert transpõe conceitos seculares no dia a dia   Foto: Reprodução

Imagine o filósofo holandês Spinoza saindo do século 17 direto para uma loja de departamentos francesa do século 21. Pois é isso o que propõe a professora francesa Marie Robert, no recém-lançado Não Sabe o Que Fazer? Pergunte aos Filósofos (Planeta, R$ 39,90).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na obra, a autora apresenta 12 situações frustrantes do dia a dia, que podem deixar qualquer um com os nervos à flor da pele, e propõe soluções possíveis, a partir da inspiração filosófica.


Nesse aspecto, a autora encontra na vontade de potência do alemão Nietzsche, por exemplo, a ajuda para superar o medo de falhar que antecede, ao corredor, a maratona tão esperada.


Ou na definição de esforço, do francês Bergson, a ajuda para lembrar como valeu a pena as horas investidas na criação de sua próprio empresa.


Cappuccino com spinoza


Ou o exemplo do início, sobre Spinoza. Na descrição, uma pessoa passa quatro horas nos corredores da loja, tomada por um sentimento de impotência, mesmo com a lista de compras na mão e conhecendo o catálogo.


“Sentada em um canto da loja, imaginei que meu querido filósofo se aproximava de mim para me servir um cappuccino e dizer algumas palavras reconfortantes. Parei de chorar, agarrei-me aos seus conceitos. Consegui voltar atrás e controlar minhas emoções. De repente, percebi que sua filosofia tinha acabado de salvar a minha tarde”, diz um trecho do livro, que não pode exatamente ser chamado de auto-ajuda – embora carregue pitadas do gênero na receita. De qualquer forma, introduz a filosofia a um público mais amplo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna