Livro de editora santista analisa o racismo em Tarzan

A pré-venda da obra está disponível no Catarse

Por: Redação  -  20/10/21  -  08:30
 Feito a partir de uma dissertação de mestrado, o livro traz linguagem acessível
Feito a partir de uma dissertação de mestrado, o livro traz linguagem acessível   Foto: Reprodução

Está em pré-venda no site Catarse o livro Tarzan: O Macaco Branco, da santista CineZen Edições Literárias e escrito pelo pesquisador brasileiro Celso Ronald de Oliveira Reis. A obra, de 106 páginas, analisa o racismo em três filmes do personagem criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs, em 1912: Tarzan of The Apes (1918), Greystoke: A Lenda de Tarzan (1984) e A Lenda de Tarzan (2016).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Celso contextualiza a época da produção de cada longa-metragem, relembra a trajetória de Burroughs e aprofunda a reflexão sobre a representatividade do negro nestes filmes, como a teoria da eugenia se encaixa nos escritos de Burroughs e como a evolução do herói, nas telonas, acompanha as transformações da sociedade, ainda que falte muito a ser feito no sentido de representatividade e lugar de fala.


Interessados em adquirir o livro podem acessar este link. O valor do exemplar é R$ 40 (com o frete pelo correio já incluso). Há descontos progressivos para quem comprar 2 ou 3 exemplares. O envio será efetuado após 60 dias do início da campanha no Catarse. O texto de contracapa do livro é da professora Laura Loguercio Cánepa.


Feito a partir da dissertação de mestrado, o livro traz linguagem acessível para quem é pesquisador, mas também para quem é interessado em cinema, no personagem e no debate sobre representatividade.


A capa tem desenho de Deborah Farias Reis (filha de Celso) e Matheus Gabriel dos Santos Bento, com tratamento, letreiro e diagramação de Paula Azenha.


Logo A Tribuna