Influenciadores apostam em redes sociais para criar movimentos literários

Entre maratonas literárias e redes sociais, os 'clubes do livro' da atualidade são interativos e acessíveis on-line

Por: Bia Viana  -  29/09/21  -  09:55
Atualizado em 29/09/21 - 10:08
 Karine Leôncio, conhecida como Kabook, usa a criatividade para formar novas comunidades literárias nas redes sociais
Karine Leôncio, conhecida como Kabook, usa a criatividade para formar novas comunidades literárias nas redes sociais   Foto: Divulgação

Novos tempos pedem novas formas de ler. Por meio das plataformas digitais e das redes sociais, as novas gerações criam métodos mais dinâmicos e interativos de leitura. É com base nessa premissa que Karine Leôncio, a booktuber (título dado aos influenciadores literários) conhecida como Kabook, promoveu o evento Spring Read, uma maratona literária que convidou os participantes para leituras coletivas.


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O evento se espelha em um movimento semelhante realizado nos Estados Unidos, solidificando uma nova fase de movimentos literários on-line. Ao todo, a transmissão feita pela plataforma Twitch reuniu 30 streamers em transmissão de 24 horas, ao vivo, para compartilhar suas paixões literárias. O objetivo, segundo Karine, é apoiar a comunidade e promover streamers pequenos ou iniciantes.


“Uma maratona literária costuma sempre reunir uma quantidade tão grande de leitores, que até leitores menos ativos na comunidade acabam se desafiando e utilizam os grupos e as plataformas para se autodisciplinar a ler mais. A maratona forma muitos novos leitores por conta da forma como o evento se espalha na internet, chegando às pessoas que ainda não leem”, explica a influenciadora. Para ela, que começou na Twitch esse ano, o público foi bem maior do que o esperado.


Homenageando a primavera, esta edição trouxe como tema central a obra Alice no País das Maravilhas, clássico de Lewis Carroll. A imersão no tema fantástico inspirou todas as leituras da maratona.


“Como acontece na primavera, a Spring Read sempre pretende explorar históricas fantásticas e inspiradoras. A ideia de trazer Alice no País das Maravilhas como o tema central veio em janeiro deste ano, já que se trata de um universo mágico e brilhante onde tudo é possível”.


Novo movimento literário


A Booktwitch, termo utilizado para caracterizar o nicho de influenciadores literários na plataforma Twitch, se formou há um ano e tem reunido dezenas de streamers em transmissões com leituras coletivas. Os eventos estão disponíveis 24 horas por dia, abordando os mais variados temas — desde lives dedicadas à literatura fantástica até poesia, romance, terror e outras possibilidades, como leituras gerais.


Com alta demanda de leitores,que buscam esses conteúdos em tempo real, as maratonas podem ser comandadas por influenciadores, leitores e até mesmo autores. Os eventos têm formado um novo tipo de clubes literários, que facilitados pela internet, permitem o intercâmbio entre públicos de todo o Brasil e o mundo.


“A troca de informação ao vivo fez com que a influência sobre esses leitores se tornasse mais imediata. É muito diferente quando você está conversando ao vivo com os leitores sobre um livro que você está lendo com eles, todos ficam ansiosos para ler junto com você”, reflete Karine.


Nessas transmissões, os streamers realizam atividades diferentes. Podem ler em silêncio por alguns minutos, possibilitando que o espectador leia “junto” e comente os eventos do livro em tempo real, um formato conhecido como “sprints literários”.


Também há a possibilidade de unboxing, a prática de filmar a abertura de pacotes de livros recebidos e compartilhar suas primeiras impressões, que ficou muito popular pelos Bookstagrams (perfis literários do Instagram).


Entre várias possibilidades, também há leituras em voz alta, desafios literários (metas de leitura a serem alcançadas pelo streamer junto ao público), debates sobre livros e fóruns sobre obras dedeterminados gêneros — tudo em tempo real e completamente interativo.


Para Karine, a Twitch ainda é um processo de descoberta, que exige novas estratégias para envolvimento com o público. “Consigo perceber que a galera se engaja mais quando realizo desafios de leitura, lives especiais e maratonas. Convidá-los para fazer a mesma coisa junto comigo na Twitch tem sido uma chave para gerar esse engajamento”.


Para conferir o canal de Karine e acompanhar seus conteúdos na Twitch, é só procurar pelo perfil KabookTV.


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