Garage Fuzz faz festa ao público de Santos com bandas da Baixada Santista

Tradicional banda de hardcore lança presencialmente o novo EP, com sua nova formação; Festival é neste domingo (12)

Por: Beatriz Araujo  -  11/12/21  -  15:32
Atualizado em 11/12/21 - 22:03
Será a primeira vez que o Garage Fuzz se apresenta com a nova formação, que conta agora com Victor Franciscon nos vocais (de boné), após a saída de Alexandre Cruz, o Farofa
Será a primeira vez que o Garage Fuzz se apresenta com a nova formação, que conta agora com Victor Franciscon nos vocais (de boné), após a saída de Alexandre Cruz, o Farofa   Foto: Divulgação

Este domingo (12) é dia de hardcore com o Fuzz Fest, a festa do Garage Fuzz e convidados. Essa é a oitava edição do festival e tem um toque especial por reunir apenas bandas da Baixada Santista. Além disso, será marcante por lançar presencialmente o novo EP do grupo – o primeiro com a nova formação.


Na noite, duas bandas se somam ao Garage Fuzz. Uma delas é a guarujaense Old Rust, que desde 2012 marca presença na cena do punk rock regional com canções em português. Neste ano, o grupo lançou o single Crônica Caiçara, que traz à tona a essência da identidade caiçara.


A outra banda é a Apnea, que fará seu show de estreia no evento. Com quatro membros, que incluem Fernando Zambeli (ex-guitarrista do Garage Fuzz) e o Boca (baterista do Ratos de Porão), o grupo lançou três singles no ano passado e segue preparando um novo álbum.


No que diz respeito ao Garage Fuzz, que neste ano completou 30 anos de trajetória, o público poderá presenciar a estreia da nova formação da banda nos palcos. Isso porque um dos membros fundadores da banda, o vocalista Alexandre Cruz, conhecido como Farofa, deixou o grupo após se mudar para o exterior. O microfone, então, foi passado a Victor Franciscon, reconhecido por seu trabalho na banda paulistana Bullet Bane.


Já com a voz de Fransiscon, nos últimos meses o Garage Fuzz lançou digitalmente o EP Let the Chips Fall, com três músicas inéditas. “A receptividade dele e das músicas novas foram incríveis. Poucas vezes vi acontecer de uma troca de vocalista ser super bem aceita como aconteceu com a gente”, conta Fabrício de Souza, baixista da banda e um dos membros fundadores.


Para Fabrício, a chegada de Franciscon aproximou ainda mais o Garage Fuzz de uma nova geração do hardcore. Além dos dois a banda é formada por Fernando Basseto e Wagner Reis nas guitarras e Daniel Siqueira, na bateria.


Tradição
O Fuzz Fest surgiu da vontade de proporcionar a outras bandas a experiência de tocar com o Garage Fuzz em Santos, onde tudo começou. “Nós tocamos no Brasil todo. Mas, em Santos, o clima é diferente, não tem como. É a nossa cidade”, ressalta Fabrício.


Ao longo das edições do festival, o Garage trouxe grandes nomes da música independente e alternativa do cenário nacional e internacional. “É um ambiente perfeito para o punk rock e o hardcore. Reunimos pessoas da cena que, de maneira salvável, interagem muito entre si e com as bandas”.


Fuzz Fest
Os shows começarão às 19 horas no Mr. Dantas Music Bar (Av. Senador Dantas, 401), que é palco do evento há mais de quatro anos.


Os ingressos, vendidos antecipadamente, se esgotaram em poucas horas. Mas, por conta das flexibili-zações da pandemia, serão vendidos 40 ingressos extras na porta do evento. Mesmo assim, de acordo com os organizadores, a casa não estará em sua capacidade total, por conta da pandemia.


“Estamos contando muito com a responsabilidade das pessoas em irem vacinados e utilizando máscaras. Esperamos que o pessoal do hardcore e do punk rock dê exemplo”, complementa o baixista do Garage Fuzz.


Novidade
A Garage Fuzz está gravando um novo videoclipe, com lançamento previsto para os próximos meses.A música da vez será Elephant,uma das lançadas no novo EP. Além disso, a banda antecipou à Redação que está preparando três novas músicas e um novo álbum para o segundo semestre do ano que vem.


Caiçara até - e principalmente - na música
O último lançamento da Old Rust, banda guarujaense que tocará amanhã no Fuzz Fest, é o Crônica Caiçara. Caiçara, no singular, evidenciando a forma que se fala na região.


Old Rust é uma das bandas que participa da festa do Garage Fuzz
Old Rust é uma das bandas que participa da festa do Garage Fuzz   Foto: Divulgação

O single, composto por duas músicas, reflete a essência caiçara da banda. Dentre os quatro integrantes do grupo, por exemplo, Luiz Fernando, conhecido como Tizil (Voz e Guitarra), é pescador eventual e Alex Silva (bateirista) é catraieiro.


A música homônima ao compilado fala sobre um conhecido personagem do bairro Santa Rosa, do Guarujá dos anos 80, que era “meio robin hood”, como explica Tizil.


Já Sobre Muros e Pontes, outra música, aborda questões de discursos racistas e incoerentes disseminados na região.


Logo A Tribuna