Festival Internacional de Cinema de Santos tem inscrições para a 8º edição

Santos Film Fest será entre 21 e 29 de junho, com programação gratuita; haverá atividades presenciais e virtuais

Por: Redação  -  05/04/22  -  07:13
No Roxy, há a avant-première de Sexcore: A História do Carnal Desire, documentário de Rodiney Assunção
No Roxy, há a avant-première de Sexcore: A História do Carnal Desire, documentário de Rodiney Assunção   Foto: Divulgação

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, com o tema Basta. Esta será a 8ª edição do evento, que acontecerá entre 21 a 29 de junho. Podem se inscrever gratuitamente filmes de curta e longa duração de qualquer parte do País.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para as mostras competitivas regional Baixada Santista e Nacional (de curtas e longas), os filmes devem ter sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2020 e serem inéditos no Santos Film Fest – no caso da mostra Baixada Santista, precisam ser inéditos na região também. Para a mostra Humanidades, de caráter educativo, de cidadania e social, não há exigência de data de finalização.


O regulamento está disponível no site. Esta edição será realizada com atividades presenciais e virtuais. Após o período de inscrições, um júri especializado formado por profissionais do audiovisual, entre cineastas, atores, professores, fará a seleção.


Entre os espaços que receberão atividades, estão o Cine Roxy 5, tradicional cinema de rua com 88 anos de existência, o Cine Arte Posto 4 (cinema público), Cinemateca de Santos, Sesc Santos, Associação Tia Egle, escolas públicas como a Etec Aristóteles Ferreira, Open House Idiomas, entre outros. Toda a programação será gratuita.


“Queremos dizer basta ao ódio, à intolerância, ao preconceito e à violência que têm crescido no País. Entendemos que a cultura e, consequentemente, a arte, são fundamentais neste processo de construirmos um País mais justo, inclusivo, que melhore socialmente, economicamente”, explica o idealizador e diretor geral do Santos Film Fest, André Azenha.


Programação
A abertura será no Cine Roxy 5, em Santos, com homenagem à professora da Unisanta Márcia Okida e ao cineasta Wagner de Assis, diretor de Kardec, Nosso Lar.


Em seguida haverá a première de Sexcore: A História do Carnal Desire, documentário em longa-metragem dirigido pelo santista Rodiney Assunção. Na história, no final da década de 1980, nascia uma banda que marcaria o rock santista pela irreverência, bom humor e som pesado. Inspirado em bandas como S.O.D., o policial militar Tarso Wierdak criou o Carnal Desire. Ali surgia o sexcore, derivação do hardcore santista. A banda, que fez história, chegou a se apresentar no antigo Programa do Jô, da Globo, em duas oportunidades.


Além disto, a edição fará homenagem aos 50 anos do filme O Poderoso Chefão e também a Cidade de Deus. Na Etec Aristóteles Ferreira, haverá programação voltada aos jovens, com a exposição Feliz Aniversário: Filmes que Marcaram a Cultura Pop no Século XXI, com desenhos do quadrinista Denis Dym Freitas e de seus alunos retratando os vinte anos de Harry Potter, os 20 anos de Homem-Aranha e os dez anos de Vingadores.


Completam a programação uma palestra com o crítico Waldemar Lopes, workshops de filmes pelo celular com o cineasta Rodiney Assunção, workshop de roteiro para filmes LGBTQIA+ com Lufe Steffen, além de bate-papos virtuais com os cineastas dos filmes selecionados e o lançamento do livro Memórias de um Louco... Por Cinema, de Marcelo Reis. Há, ainda, programação com mostras infantis na Associação Tia Egle, na Zona Noroeste, e na Escola Estadual Olga Cury. Também serão exibidos curtas em animação da Turma da Mônica – Cine Gibi.


Logo A Tribuna