Cursos na Baixada Santista ensinam como elaborar projetos culturais para editais

Além de editais a nível federal e estadual, cidades da região também possuem iniciativas de incentivo à cultura

Por: Beatriz Araujo  -  07/08/21  -  09:04
Atualizado em 07/08/21 - 10:03
 Festival de Teatro de Cubatão (Festac), que contou com o apoio de uma Emenda Impositiva de Cubatão
Festival de Teatro de Cubatão (Festac), que contou com o apoio de uma Emenda Impositiva de Cubatão   Foto: Sander Newton/Divulga

Experiências culturais têm um potencial transformador. Por isso, a importância de editais federais, estaduais, municipais e de iniciativa privada, que fomentem, apoiem e incentivem financeiramente atividades do tipo. Para usufruir desses direitos, artistas e produtores culturais buscam dominar as técnicas de elaboração de projetos que, ao serem contemplados, viram realidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em busca de desmistificar o processo de criação desses projetos, que são repleto de minúcias e burocracias, a Pinacoteca Benedicto Calixto está desenvolvendo o Curso de Elaboração de Projetos Culturais, que inicia duas turmas nesta quarta-feira (11) (mais informações abaixo).


Já nas redes sociais, a dupla Andrea Doria e Allana Santos, de Cubatão, marca presença, compartilhando seus conhecimentos e experiências sobre editais e projetos culturais, por meio de publicações, cursos e oficinas de forma bem-humorada. Os conteúdos estão no Instagram @cocurutoproducoes.


Primeiros passos


Para Fábio Luiz Salgado, produtor cultural que ministrará o curso da Pinacoteca, este é o período ideal para aprender mais sobre esse “universo” dos projetos culturais, já que a maioria dos editais costuma ser lançada no início de cada ano.


A dica de Salgado é ficar ligado, em instância nacional, na Lei Federal de Incentivo à Cultura, antiga Lei Rouanet. Já em nível estadual, no Programa de Ação Cultural (ProAC), de São Paulo.


Com relação à Baixada Santista, cada cidade possui seu projeto: Santos tem o Fundo Municipal de Assistência à Cultura (Facult); São Vicente, o Fundo Pró-Cultura; Guarujá, o Fundo Municipal de Cultura (FMC); Peruíbe, o Fundo Municipal de Cultura (Funcult) e Cubatão possui o Sistema Municipal de Cultura da Cidade (FICC), por exemplo.


Para quem está elaborando seu primeiro projeto cultural, Salgado sugere começar com iniciativas mais simples, em que o idealizador consiga explicar sua ideia principal em até três linhas. Com a experiência, é possível acrescentar mais detalhes.


No curso da Pinacoteca, técnicas de produção criativa e de inscrição do projeto em editais serão explicadas, contando com materiais de apoio.


Impacto


“A grande importância dos projetos culturais é que a maioria deles pode transformar a vida de muita gente, para além da vida do próprio artista”, acreditam Andrea e Allana, criadoras da Cocuruto Produções.


As jovens contam que são fruto de projetos do tipo e que, hoje, trabalham para divulgar os conteúdos de elaboração, gestão e produção de projetos sociais e culturais. “Mesmo com muito conteúdo disponível na internet, percebemos que o assunto ainda parece inacessível, com uma linguagem difícil, que muitas vezes assusta quem está iniciando e até quem já trabalha com isso”, explicam.


No Instagram da Cocuruto é possível encontrar conteúdos sobre os principais erros cometidos na elaboração de projetos, acompanhar os prazos de editais e muito mais. Assim, mesmo que pela internet, elas formam uma rede de produtores independentes que se fortalecem juntos.


Aprenda mais


O curso Elaboração de Projetos Culturais, da Pinacoteca Benedicto Calixto, é gratuito e segue com inscrições abertas até quarta-feira (11), – data em que começam as aulas. É possível optar por acompanhar os encontros de forma presencial (20 vagas) ou virtual (ilimitado).


As aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 20h30. Interessados devem se inscrever pelo e-mail pinacotecabenedictocalixto@gmail.com, informando o nome completo, endereço, cidade, CPF, e-mail e número de celular.


Já a Cocuruto Produções abrirá inscrições em setembro para o curso Incubadora Cocuruto, que conta com cerca de 10 encontros on-line que capacitam interessados a construírem seus projetos culturais “do zero”. Mais informações serão divulgadas em breve no Instagram @cocurutoproducoes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna