Autor do litoral de SP lança livro infantil sobre desmatamento e contrabando de animais

Benj Marcel, de 49 anos, deseja ensinar importância de preservar a natureza

Por: Carolina Faccioli  -  12/05/22  -  10:06
Atualizado em 12/05/22 - 14:34
Este é o segundo livro do pedagogo Benj Marcel, de 49 anos.
Este é o segundo livro do pedagogo Benj Marcel, de 49 anos.   Foto: Arquivo Pessoal

Para abordar assuntos envolvendo o cuidado com a natureza, um escritor de Guarujá decidiu publicar um livro narrando as aventuras de uma pequena perereca, chamando atenção sobre o contrabando de animais exóticos e desmatamento. Segundo Benj Marcel, de 49 anos, o livro visa ensinar as crianças a respeitar os seres, a fauna e a flora desde cedo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Intitulado Teca Sapeca a Sapa Perereca, a obra narra as aventuras de uma pequena perereca que foi retirada de seu habitat por caçadores de animais exóticos para ser entregue a traficantes e vendida. Porém, Teca consegue fugir e parte em busca de seu lar, para reencontrar seu povo e salvar sua espécie.


"A estória é uma maneira sutil e divertida de conversar com as crianças assuntos importantes como desmatamento florestal, vida, fauna e flora", conta o autor.


Livro de Benji Marcel fala sobre cuidados com a natureza.
Livro de Benji Marcel fala sobre cuidados com a natureza.   Foto: Divulgação

Este já é o segundo livro de Benj. A ideia nasceu enquanto ainda escrevia o primeiro livro, em 2019, chamado "Zico Um Urubu Diferente", que aborda assuntos como diversidade, inclusão, convivência, exclusão. O assunto do primeiro livro foi inspirado em sua irmã, que viveu preconceito, segundo ele.


"Passei a escrever para crianças, por acreditar que se temos que mudar o mundo para melhor, certamente deve se começar pela educação das crianças, incentivar a leitura como forma prazerosa de passar o tempo e se divertir".


Apesar de estar no segundo livro, a paixão de Benj pela leitura começou desde pequeno. Por ter vindo de uma origem humilde e não ter brinquedos como os de outras crianças, ele optava por passar seus dias desenhando e lendo.


Além de escritor, Benj é pedagogo e psicopedagogo. Para o futuro, ele pretende realizar um mestrado em meio ambiente e já começou a escrever a história de seu terceiro livro. O segundo livro de Benj está disponível na página da editora Ases da literatura, na internet, e em lojas do ramo.


Como denunciar


Em nota, a Polícia Militar Ambiental informa que em caso de denúncia de contrabando/tráfico de animais silvestres ou exóticos nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Bertioga, ligar para a Polícia Ambiental: (13) 33484773. Já nos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo, as pessoas podem ligar para a Polícia Ambiental no (13) 34214560.


Caso sejam encontrados animais silvestres em via pública, deve-se realizar o primeiro contato com as Guardas Municipais para que façam a retirada e destinação, sendo que, na impossibilidade de atendimento pelo ente municipal, fazer contato nos telefones da Policia Ambiental, a qual fica empenhada prioritariamente no combate ao crime ambiental, ainda segundo a corporação.


Logo A Tribuna