Adolescente da periferia de Santos realiza sonho e publica livro de poesia

'Avoa' é a primeira publicação de Michelle dos Santos Souza

Por: Beatriz Araujo  -  28/10/21  -  08:06
Atualizado em 28/10/21 - 13:05
 Michelle diz que a escola foi fundamental no processo de desenvolver o gosto pela leitura e pela arte
Michelle diz que a escola foi fundamental no processo de desenvolver o gosto pela leitura e pela arte   Foto: Matheus Tagé/AT

Na Vila dos Criadores, na Zona Noroeste de Santos, há uma jovem que faz jus ao nome do bairro: Michelle dos Santos Souza, de 17 anos. Interessada por arte desde pequena, foi por meio de atividades escolares que ela descobriu sua paixão pela poesia e pelo slam – duelo de poemas. Tudo isso transformou sua vida e a aproximou de um dos seus grandes sonhos: o de publicar um livro – que foi realizado.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A escola é uma peça fundamental para seu despertar. Além do apoio contínuo da mãe, na UME José da Costa ela foi incentivada a ler e a escrever; na escola, passava os intervalos das aulas se aventurando na biblioteca. Também foi lá, após a iniciativa da professora Luisa Paula, que ela teve seu primeiro contato com o slam, em 2017.


Michelle explica: o slam é uma batalha de poesias autorais declamadas. Ao ver, jovens de outras salas declamando, ela ficou fascinada. “Eles falavam sobre problemas que nós vemos constantemente ao nosso redor e dos quais ninguém falava”, conta a jovem, que até então era acostumada com poesias mais românticas.


Agora, imersa no universo dessa Literatura de resistência, ela se sente mais aberta, compreensiva e empática com as múltiplas realidades ao seu redor. “Eu também sou uma Michelle mais eu, porque era muito insegura. O slam veio para melhorar minha vida”.


Livro

Michelle sempre quis publicar um livro, mas pensava que só seria possível fazer isso sendo adulta, com mais formações. Mas ela teve a oportunidade de concretizar esse sonho com o apoio da Prefeitura de Santos e da Realejo Livros, após conhecerem sua história e, sobretudo, talento. O fato de ser uma aluna participativa também contou.


Assim surgiu o livro Avoa. O nome foi escolhido em homenagem aos professores que sempre a incentivaram com a frase, que ficou marcada: “avoa, menina”. Por isso, para ela, “Avoa é sobre buscar, crescer e bater asas”. O seu livro de poesias está disponível nas bibliotecas das escolas municipais da Cidade - que foi outro desejo seu.


O lançamento foi em março do ano passado, pouco antes da explosão da pandemia. Como as vendas estão sendo feitas de forma independente por ela, com a pandemia ela tinha outras preocupações mais latentes, que tomaram seu tempo. Já neste ano ela voltou às divulgações e está fazendo as vendas por seu Instagram @michellesouzaoficial.


Agora ela está escrevendo os textos do segundo livro, cujo tema central é a depressão. O tema foi escolhido a dedo, em função de outro sonho: o de ser psicóloga. “Quero abrir uma clínica para cuidar de crianças e adolescentes que precisam de ajuda”.


Logo A Tribuna