Tulipa, flor da música, se apresenta neste sábado no Santos Jazz Festival

Cantora santista, que ganhou o Grammy Latino, se apresenta no Arcos do Valongo

Por: Giovanna Corerato - Colaboradora  -  30/07/22  -  08:16
Atualizado em 30/07/22 - 17:00
A santista Tulipa Ruiz, vencedora de um Grammy Latino, se apresenta no Santos Jazz Festival
A santista Tulipa Ruiz, vencedora de um Grammy Latino, se apresenta no Santos Jazz Festival   Foto: Reprodução/Instagram

Vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz é santista de nascença, mas foi criada em São Lourenço, em Minas Gerais. Apesar de nunca ter morado em Santos, a Cidade, de certa forma, inspirou a sua carreira, pois passou todas as férias da infância e adolescência por aqui. A cantora, compositora e ilustradora se apresenta no terceiro dia da programação do 10º Santos Jazz Festival, neste sábado (30), às 23h30, no Arcos do Valongo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Comecei a cantar porque sempre gostei de música. O canto é uma consequência”, explica Tulipa ao lembrar que, na adolescência, vivia cantando em rodinhas com amigos. “Eu fazia aula de canto erudito e na faculdade tive banda. Mas foi só depois dos 30 que a música virou um ofício”.


Família

A artista diz que a música era “lei” na casa dela: a vitrola sempre ligada e o enorme acervo de discos de seus pais marcavam presença. “Cresci com a música em casa. Foi lá que me inspirei em músicas que hoje fazem parte da minha formação”.


Sua mãe, também nascida em Santos, morava em São Paulo, mas quis ter a primeira filha em sua cidade natal, em um hospital-escola que confiava – o Guilherme Álvaro, no Boqueirão. “Meu avô Beto, por parte de mãe, era pescador e nascido em São Vicente. Foi ele quem nos apresentou o mar”, conta.


Carreira e influências

Tulipa é uma artista com múltiplas facetas: cantora, compositora, ilustradora e já até trabalhou como jornalista. Ela fez faculdade de Comunicação em Multimeios, na PUC-SP – grande parte do aprendizado era a investigação da linguagem independente da mídia. Isso a ajudou a compor; compor, por sua vez, a levou ao canto; e a música, ao desenho. “Escrevo o que canto. É tudo meio misturado. Sou uma artista multimídia e trabalho com comunicação”, explica.


Entre as inúmeras influências musicais, diz que vem se encantando por artistas contemporâneos, especialmente mulheres como Ava Rocha, Jadsa, Liniker, Nina do Porte e Bebé Salvego.


Em sua trajetória, Tulipa lançou quatro álbuns de estúdio: Efêmera (2010), Tudo Tanto (2012), Dancê (2015) e Tu (2017). Entre suas músicas mais conhecidas estão É e Eu Só Sei Dançar com Você.


A artista conta que irá “dar um pause” nos shows para gravar um disco novo com sua banda, Pipoco das Galáxias, que tem como guitarrista Gustavo Ruiz – irmão de Tulipa –, Gabriel Mayall no baixo e Samuel Fraga na bateria. Para o show no Santos Jazz Festival, quem irá assumir as baquetas é Biel Basile, percussionista da banda O Terno.


“Para a apresentação em minha cidade natal, preparei um repertório com as músicas mais pedidas de todos os meus discos e terei o prazer de tocá-las para vocês junto desse power trio maravilhoso”. Todos os shows do festival são gratuitos.


Logo A Tribuna