Do requinte ao rústico: Rio de Janeiro oferece hospedagens para todos os bolsos

A cidade também é maravilhosa na culinária: opções gastronômicas são ricas e variadas

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  11/02/22  -  10:55
Atualizado em 21/02/22 - 18:47
O Marriot Copacabana oferece uma experiência de luxo e conforto ao hóspede
O Marriot Copacabana oferece uma experiência de luxo e conforto ao hóspede   Foto: Divulgação

Um dos destinos mais procurados no mundo, a cidade do Rio de Janeiro vem recebendo milhares de turistas em busca de seus atrativos naturais, especialmente as praias; sua gastronomia de excelência, e as tradicionais noites boêmias, para aproveitar ao máximo o verão.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para receber tantos turistas, o município conta com uma variada rede hoteleira, formada por hotéis de bandeiras internacionais, pousadas e hostels. Do luxo ao mais simples, opções não faltam para receber os turistas.


A maioria dos hotéis internacionais fica na praia de Copacabana, tida como uma das mais famosas do planeta. De frente para o azul turquesa de suas águas, o JW Marriott Hotel Rio de Janeiro (www.marriott.com/hotels/travel/riomc-jw-marriott-hotel-rio-de-janeiro), em plena Avenida Atlântica, faz jus a um genuíno cinco estrelas.


Logo na entrada, sua arquitetura imponente impressiona, não apenas pelo tamanho, mas também pela riqueza de detalhes e pela decoração única e luxuosa! Ao chegar na recepção, os hóspedes já ficam imaginando como serão as instalações que irão acomodá-los. Afinal, são sete categorias e 245 apartamentos, primorosamente bem decorados, distribuídos por seus 17 andares.


A partir do cinematográfico lobby, que até já foi palco de gravação de novela, há acesso para o ounge bar e Restaurante The Carioca (com belíssima vista para o mar, onde também é servido o variado café da manhã), para o agradável ambiente do Illy Café e para um lounge, todo acarpetado, com mesas, cadeiras e confortáveis poltronas. O espaço é ideal para bater papo com amigos ou familiares ou bebericar.


Além da hospedagem propriamente dita, o JW Marriott Hotel Rio de Janeiro também possui algumas opções de lazer e bem-estar, como a moderna academia, com vista para a orla de Copacabana; o luxuoso SPA para experiências relaxantes, uma sauna e a piscina localizada no rooftop.


Aliás, o terraço é outro ambiente bastante disputado. Além de proporcionar uma vista fantástica da orla de Copacabana, também é possível passar bons momentos por ali ouvindo boa música ou degustar as maravilhas do food truck bar Moonlounge, que oferece na parte da manhã sanduíches, saladas e sucos e, à noite, antepastos e drinks especiais.


O rooftop tem vista privilegiada para quem gosta de apreciar o por do sol, que, nesta época do ano, colore o céu com sua luz lusco-fusco, aquela mistura de vermelho, amarelo, laranja e azul. Degustando drinques refrescantes para aliviar o calor, fica uma combinação perfeita.


Apartamentos


Os apartamentos do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro são confortáveis, aconchegantes e, evidentemente, muito luxuosos. Não por acaso, foi o hotel escolhido pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua visita com a família ao Brasil em março de 2011. Ele escolheu, literalmente, a cobiçada suíte presidencial, com quase 100m² distribuídos em três ambientes. Por ser um hotel de bandeira americana, Obama se sentiu em casa.


É difícil identificar o estilo dos apartamentos, pois o novo, o luxo e o clássico se confundem, mas que resultam em um ambiente bastante acolhedor, clean e harmonioso. O hotel denomina o ambiente como “estilo luxo clássico”.


Nos apartamentos de categoria executiva, o mobiliário da sala de estar remete há algumas décadas, como os abajures, as poltronas em couro e as mesinhas em madeira dispostas na generosa sala de estar, além do piso feito em tacos de madeira.


O contraste fica para a moderna cafeteira de cápsulas, para a TV de led e para a estação de trabalho. Além disso, todo o ambiente é servido por internet wi-fi. A sala tem vista para a praia de Copacabana. Dá para trabalhar ou descansar observando o vai e vem de banhistas na praia.


Gastronomia


Aberto para café da manhã, almoço e jantar, o restaurante tem um cardápio que contempla entradas, massas, peixes, carnes, lanches, quesadilhas e sobremesas.
Aberto para café da manhã, almoço e jantar, o restaurante tem um cardápio que contempla entradas, massas, peixes, carnes, lanches, quesadilhas e sobremesas.   Foto: Jéssica Aquino

Outra maravilha do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro é sua gastronomia refinada e, ao mesmo tempo, “abrasileirada”. Os saborosos e apresentáveis pratos são produzidos pelo restaurante The Carioca, com vista para o mar.


Aberto para café da manhã, almoço e jantar, tem um cardápio que contempla entradas, massas, peixes, carnes, lanches, quesadilhas e sobremesas. Há algumas opções de entradas que são especialidades da casa, denominadas “Carioquices”. São porções de dadinhos de tapioca com queijo coalho, bolinho de costela ao barbecue, camarão empanado na farinha panko e araccini com molho de tomate levemente picante.


Entre os pratos principais estão o penne mediterrâneo, fetuccine, dourado grelhado, salmão cítrico, risoto de abóbora, arroz de pato, picadinho carioca, filé mignon e picanha grelhada. É uma opção melhor que a outra e fica até difícil escolher.


Outro ‘problema’ está na hora de escolher a sobremesa. Na dúvida, pergunte ao João Maciel ou à Jode Ferreira, os simpáticos e educados atendentes que socorrem na hora que surge aquela dúvida sobre o que degustar. Aliás, toda a equipe é bem prestativa e atenciosa.


Fudge de chocolate, crème brulée, cheesecake, torrijas, churros, sorvetes e frutas da estação são as tentações do cardápio. Merece ou não a ajuda do João Maciel e da Jode para nos auxiliarem em tão difícil missão?


Sheraton Grand Rio Hotel


O Sheraton Grand Rio é um ícone para a cidade por sua localização privilegiada com acesso direto à praia e uma vista panorâmica de todos os quartos.
O Sheraton Grand Rio é um ícone para a cidade por sua localização privilegiada com acesso direto à praia e uma vista panorâmica de todos os quartos.   Foto: Divulgação

O Sheraton Rio Grand Rio Hotel & Resort (www.marriott.com/hotels/travel/riosi-sheraton-grand-rio-hotel-and-resort), localizado na bucólica praia do Leblon, além de sua sofisticação, tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro em uma localização exclusiva, situada em frente à paradisíaca ‘Prainha do Vidigal’. O resort ainda possui quatro restaurantes e um SPA.


O Sheraton Grand Rio é um ícone para a cidade por sua localização privilegiada com acesso direto à praia e uma vista panorâmica de todos os quartos. Além de ter sido o primeiro hotel de cadeia internacional a se instalar no Rio de Janeiro.


O empreendimento dispõe de 538 tipos de apartamento: Quarto Clássico, Quarto Superior, Quarto Deluxe, Upper Deluxe, Suíte Junior, Sheraton Club Room, Suíte Executiva, Suíte Duplex, Carioca Suíte, Sala Familiar, Suíte Tropical, Petrópolis, Suíte Presidencial e Executivo Club Suíte.


A Presidencial possui características exclusivas como quarto com closet, ampla sala de estar e jantar, cozinha, além de uma vista deslumbrante das praias do Leblon e Ipanema.


Sofisticação à mesa


O restaurante Bene é o local ideal para um jantar romântico ou reunir amigos e família para aproveitar o melhor que a autêntica cozinha italiana pode oferecer, além de ter uma vista deslumbrante para a reservada ‘Prainha do Vidigal’.


Em uma atmosfera sofisticada com vista para as praias de Ipanema e Leblon, o restaurante L'Etoile produz delícias da culinária francesa. O comando diário da cozinha fica a cargo do chileno Felix Sanchez.


Já o restaurante Casa da Cachaça, especializado na gastronomia brasileira, funciona em uma antiga casa de pescadores preservada com uma vista panorâmica para o mar. Já a steakhouse Casarão serve almoço buffet de segunda a sexta. No sábado oferece a tradicional feijoada do Sheraton.


O Bar Lobby, renovado, oferece a atmosfera ideal para relaxar depois de um dia agitado. Com menu variado o bar oferece vista para o mar.


Beleza e relaxing


O hotel também se preocupou em ofertar aos hóspedes possibilidades para realçar ainda mais a beleza e para relaxamento. O Shine Spa Sheraton é um espaço que convida a este momento prazeroso de descanso com uma variedade de massagens e tratamentos para uma incrível experiência.


Duas piscinas aquecidas - incluindo uma piscina para crianças – com uma vista espetacular para praia, além de uma jacuzzi de frente para o mar, garantem o frescor necessário nos dias de intenso calor no Rio.


Os hóspedes que optam pelos apartamentos dos andares Club possuem ainda mais vantagens. Além de benefícios exclusivos, como check-in privativo, internet grátis no quarto, café da manhã, entre outros, os hóspedes do Sheraton Club Lounge também possuem acesso ao Club Lounge.


Localizado no 26º andar, tem ambiente perfeito para conectar-se com os amigos, reunir-se com sua equipe ou simplesmente relaxar enquanto assiste ao seu programa de TV favorito. Tudo isso com uma vista para as praias do Leblon e Ipanema de tirar o fôlego. No Club Lounge, os hóspedes tem acesso a chá da tarde, drinks cortesia, petiscos, internet e mais.


Hostels para aventureiros


As centenas de albergues – atualmente mais conhecidas como “hostels” – garantem aos aventureiros uma hospedagem compartilhada com turistas de todas as tribos de várias partes do mundo. E o que é melhor, as tarifas saem mais em conta.


Os hostels são muito procurados por solteiros e casais em busca de compartilhamento para a hospedagem, companhia e para a troca de experiências. Aqui seguem algumas dicas:


Hostel Galícia - Situado no centro do Rio de Janeiro, tem todos os quartos equipados com ar condicionado, luz de leitura e armários individuais. O hostel disponibiliza tours a pontos turísticos, limpeza diária, roupa de cama, toalha e uma área comum (www.hostelgalicia.com.br).


Mango Tree Hostel - O hostel oferece um espaço relaxante para hospedagem em um dos bairros mais conhecidos da zona sul da cidade. Em estilo colonial, fica bem próximo da praia de Ipanema. Todos os quartos contam com ar condicionado e os hóspedes podem escolher entre suítes privadas ou quartos compartilhados para até seis pessoas (www.mangotreeipanema.com).


Tupiniquim Hostel – O Tupiniquim possui seis quartos privados e coletivos para 3 a 10 pessoas, todos com banheiros privativos, café da manhã, ar condicionado e wi-fi gratuitos. Culinária regional e uma sala de TV com uma fantástica seleção de filmes. Complementam o hostel um bar com sinuca ambientado no melhor da música brasileira e um terraço com vista para o Cristo Redentor (www.tupiniquimhostel.com.br).


O jornalista Reginaldo Pupo e a repórter-fotográfica Jéssica Aquino viajaram ao Rio de Janeiro a convite do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro.


Logo A Tribuna