A essência da América Latina é atração do palco do Santos Jazz Festival nesta sexta-feira

Francisco, el Hombre se apresenta nesta sexta (29), a partir das 23h30, no Arcos do Valongo

Por: Giovanna Corerato*  -  29/07/22  -  10:34
Francisco, El Hombre traz toda a energia da banda para o Santos Jazz Festival
Francisco, El Hombre traz toda a energia da banda para o Santos Jazz Festival   Foto: Divulgação

Francisco, el Hombre é uma banda que atravessa fronteiras. O grupo se formou em 2013 quando cinco amigos decidiram pegar um carro emprestado e viajar pela América do Sul. A ideia era fazer uma viagem tocando nas ruas e praças do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. A banda se apresenta nesta sexta (29), às 23h30, no Santos Jazz Festival.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os sete shows programados durante a viagem viraram mais de 60 em apenas 40 dias. Assim, eles encontraram uma motivação para a vida: fazer música, entendendo-a como instrumento para uma mensagem latino-americana. Desde então, a banda baseia sua carreira em fazer canções com mensagens sociopolíticas, estudando os contextos latino-americanos.


Francisco, el Hombre é uma banda brasileira formada pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián (vocal, percussão e violão) e Mateo Piracés-Ugarte (vocal e violão), por Juliana Strassacapa (vocal e percussão), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Helena Papini (baixo). Em 2017, foi indicada ao Grammy Latino por melhor canção em Língua Portuguesa, com Triste, Louca ou Má.


Rock latino

O quinteto mistura elementos musicais da América Latina, com base na experiência dos irmãos em viagens no continente, resultando em música cantada tanto em português quanto em espanhol e inglês.


“A gente foi formando nossa sonoridade na estrada e fica difícil encaixar isso dentro das ‘quatro paredes’ de um gênero musical. Mas poderíamos dizer, de forma geral, que nós tocamos um rock latino”, explica Mateo Piracés-Ugarte.


Em outubro de 2021, após um período de isolamento social causado pela pandemia, a banda lançou seu terceiro e mais recente disco de estúdio, o Casa Francisco, mas já promete música nova ainda em agosto. “No dia 4 de agosto, lançaremos uma música nova, parte da nossa nova fase. Já estamos tocando nos shows e dá para ver que a galera está amando”, admite o vocalista.


Quem é o Homem Francisco?

Mateo Piracés-Ugarte conta quem é esse tal de Francisco, homenageado no nome da banda. “Francisco, el Hombre é originalmente uma lenda colombiana de um homem que, no começo do século passado, vivia viajando pelas cidades, na selva, com seu acordeão. Ele virou uma lenda a partir das histórias contadas por ele e sobre ele. Sempre quisemos homenagear a ideia dessa lenda, fazendo algo parecido, mas à nossa maneira”.


No Santos Jazz Festival

Nesta sexta (29), às 23h30, o quinteto se apresenta no Arcos do Valongo (Rua do Comércio, 108) no Santos Jazz Festival. O vocalista da banda explica que o show será algo inédito.


“Pela primeira vez, tocaremos versões nossas de músicas do Carlos Santana. Faremos um show com metade de nossas músicas e metade desse guitarrista mexicano que é tão importante para a música mundial”.


Ele também promete uma apresentação com muita troca entre banda e público. “Isso porque, justamente, nossa formação é a rua. É o passar do chapéu”.


Logo A Tribuna