Veja dicas para deixar a sua casa mais fresca

Saiba como diminuir o calor nos ambientes sem precisar abusar do ar-condicionado

Por: Giovanna Corerato  -  03/04/22  -  16:07
Além de incluir plantas nos ambientes, observe o rebaixamento do teto e use tapetes finos
Além de incluir plantas nos ambientes, observe o rebaixamento do teto e use tapetes finos   Foto: Adobe Stock

Em dias de calor, o que você faz para refrescar a sua casa? Normalmente, as pessoas pensam em duas maneiras: ventilador ou ar-condicionado. Mas há diversas outras formas de arejar os ambientes internos sem precisar se preocupar com a conta de energia no final do mês.


Um lugar abafado não é nada agradável e, muitas vezes, recorrer ao ar-condicionado se mostra uma opção inviável. Por isso, aprender a utilizar o ambiente a seu favor pode ser de grande ajuda. “O meu apartamento não tem ar-condicionado nem ventilador. O que faço é utilizar a ventilação cruzada da janela da minha cozinha com a da minha sala, de modo que elas fazem um fluxo com as janelas dos meus quartos”, conta a arquiteta Shirley Vaz Vedovate.


Ela explica que, devido à utilização estratégica das grandes janelas, seu apartamento está sempre fresco e ventilado. “Uma outra boa dica é evitar cortinas muito pesadas. Aposte nas mais finas. Podemos usar persianas com tela solar e blackout para bloquear a entrada de sol nos ambientes”, ensina Shirley.


Também é possível recorrer à decoração para trabalhar a sensação de frescor. “Na verdade, os móveis e a decoração escura de ambientes internos não terão tanta interferência. Já, no caso dos espaços externos, as cores escuras podem deixá-los mais quentes, pois absorvem mais o calor. Apostar nas tonalidades claras do lado de dentro não fará com que a temperatura diminua, mas será responsável por dar uma sensação de frescor”, observa a arquiteta.


Pisos

Optar por pisos frios e tapetes mais finos também alivia a sensação de calor. Além disso, dê atenção à iluminação e ao teto. “Temos que tomar cuidado ao rebaixar o gesso. Isso acaba deixando o pé direito baixo, fazendo com que o ambiente fique mais quente. Mesmo usando lâmpada de LED, acaba deixando o lugar mais abafado”.


Segundo Shirley, um apartamento em andar baixo e com muitos prédios ao redor pode ser um fator que acabe dificultando o frescor do ambiente. “Agora, pensando em andares mais altos, que não têm tanta interferência nos lados, como por exemplo em frente à praia, o vento pode ser até forte demais. O importante é balancear”.


Plantas

Ter plantas dentro de casa é uma das melhores formas para manter os espaços internos frescos. Isso ocorre devido ao processo de fotossíntese, quando as plantas “transpiram” e soltam gotículas de água. Mas não se engane: colocar apenas um vaso no canto da sala não fará diferença. É preciso haver algumas delas para sentir a diferença na temperatura. Caso o espaço de sua casa seja reduzido, uma boa forma de investir nas plantas são os chamados jardins verticais.


Logo A Tribuna