Tenha sucesso no adestramento: veja cuidados e aprenda 'comandos' para praticar com seu pet

Seja para sentar, deitar ou fazer as necessidades no lugar certo, o adestramento de cães pode facilitar tarefas do dia

Por: Giovanna Corerato  -  10/04/22  -  15:13
As recompensas são a chave para o adestramento dos pets
As recompensas são a chave para o adestramento dos pets   Foto: Adobe Stock

Se você é “mãe” ou “pai” de pet, com certeza já tentou ensinar alguns truques para o seu bichinho. Seja para sentar, deitar ou fazer as necessidades no lugar certo, o adestramento de cães pode facilitar algumas de nossas tarefas do dia a dia, além de estimular o raciocínio e contribuir para o bem-estar físico e mental do nosso melhor amigo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Contar com a ajuda de um adestrador profissional é a melhor opção, mas nem sempre esse investimento é viável para todo mundo. Aí vem a dúvida: será que é possível ensinar para o pet comandos básicos sem o auxílio de um profissional?


“Os tutores podem adestrar os seus pets com comandos básicos, mas é preciso ter em mente que a atenção e a paciência são fundamentais no processo. Não se deve gritar e muito menos falar várias coisas ao mesmo tempo para o animal”, explica o adestrador Jorge Guimarães.


Os cães, por exemplo, podem aprender durante a vida toda. Porém, o mais recomendado é começar a ensinar os comandos desde filhote, pois, quanto mais jovem o pet é, mais rápido ocorre a sua aprendizagem. “O que os animais mais idosos precisam é de mais paciência e cuidados, pois são mais frágeis”, afirma o adestrador profissional.


O processo

Quando iniciamos uma atividade nova, é preciso treinar e repetir aquilo até realmente aprendermos. Com os pets, não é diferente. Por isso, reserve um tempinho na rotina do animal até que ele aprenda, seja a dar a pata, sentar, deitar...


O adestrador Guimarães desmente o mito sobre a superioridade de certas raças na hora do adestramento. “Não existe raça melhor ou pior durante o treinamento. Todos os cachorros podem ser disciplinados”.


E como cada animal possui uma personalidade própria, alguns têm um tempo de aprendizagem maior do que outros. O importante, portanto, é ser paciente e respeitar esse tempo de cada bicho de estimação.


Recompensas

Elas são a chave para o adestramento dos pets, pois incentivam aqueles comportamentos até se tornarem hábitos. Use petiscos pequenos para poderem ser engolidos rapidamente, assim não irá dispersar o foco do treinamento, e jamais tenha atitudes agressivas ou violentas ao tentar adestrar o bichinho.


Confira as dicas do adestrador Jorge Guimarães para ensinar alguns comandos básicos:


SENTA!
Pegue um petisco ou ração e encoste próximo ao focinho do cachorro, deixando a mão um pouco mais elevada. Só entregue o agrado quando o pet sentar;

FICA!
Mostre o petisco ou a ração e dê pequenos passos para trás. Aos poucos, vá aumentando os passos até o animal entender o “fica”. Quando ele realmente atender, dê a recompensa;

DÁ A PATINHA!
Segure o petisco ou a ração na mão, que deve ficar abaixo do focinho do cachorro. Quando ele bater na sua mão, entregue o agrado.


Gatos também podem ser adestrados
Gatos também podem ser adestrados   Foto: Unsplash

Como ficam os gatos?

Por mais que os truques de adestramento estejam geralmente relacionados aos cães, nossos amigos felinos também podem ser adestrados. “É possível, sim. Os bichanos só exigem um pouco mais de atenção e de tempo do que os cachorros”, explica o adestrador Jorge Guimarães. Para isso, é preciso conhecer o seu gato, pois esses pets possuem personalidade forte e nem sempre vão se adaptar ou querer ser adestrados. Caso, depois de muito treino, o felino não demonstre nenhuma aprendizagem, é capaz que não seja do tipo que gosta de ser treinado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna