Segundo filme de Downton Abbey segue fórmula da série

O filme fala mais sobre o misterioso passado de Lady Violet, interpretada por Maggie Smith

Por: Gustavo Klein  -  01/05/22  -  12:21
Downton Abbey
Downton Abbey   Foto: Divulgação

A série inglesa Downton Abbey conquistou muitos fãs no Brasil na época em que foi exibida, entre 2010 e 2015, o que justifica a estreia do seu novo filme por aqui quase um mês antes de chegar às telas dos EUA. Com um clima e um ritmo próprios, com cara e jeito de novelão, a produção garantiu, mesmo após sua conclusão na TV, um longa em 2019 em que a mansão recebia o rei da Inglaterra e agora, em 2022, uma continuação com o mesmo elenco das produções anteriores.


O filme, já em cartaz nos cinemas da região, tem de volta os Crawley e seus empregados, que agora se dividem em duas histórias paralelas. A família, precisando de dinheiro rápido para consertar o telhado, aceita emprestar Downton Abbey para ser o cenário de um filme. O que, na opinião de Lord Grantham (Hugh Bonneville), levará à mansão “atrizes cobertas de maquiagem e atores embriagados”.


Na outra história (que acaba, claro, se entrelaçando à principal), Lady Violet (a personagem de Maggie Smith) revela que herdou de um desconhecido uma propriedade no sul da França, o que leva parte da família à luxuosa e ensolarada Côte d’Azur.


É fato que se descobrirá que o tal desconhecido faz parte do passado de Lady Violet, o que pode tornar a situação, frente à viúva revoltada, um tanto quanto constrangedora... E é claro, também, que as coisas em Downton Abbey não serão tranquilas com a chegada de tantos astros e estrelas à mansão.


A aposta continua sendo no estilo novelão, com uma trama principal pincelada por vários dramas secundários, tanto entre os membros da família Crawley e seus convidados quanto entre as dezenas de empregados da casa. Aposta que sempre deu certo dentro do universo da franquia, aliás!


O roteiro é de Julian Fellowes, o escritor responsável pela criação do show, e a direção agora cabe a Simon Curtis (do filme Sete Dias com Marilyn). No elenco, vários rostos conhecidos dos fãs, como Hugh Boneville, Michelle Dockery, Allen Leech, Jim Carter, Brendan Coyle, Kevin Doyle, Joanne Froggatt, Harry Hadden-Paton, Robert James-Collier, Phyllis Logan, Laura Carmichael, Elizabeth McGovern, Sophie McShera, Lesley Nicol e Penelope Wilton. Imelda Staunton, que entrou no elenco no filme de 2019, também aparece.


Se você curtiu o seriado, vai gostar de rever os personagens tão queridos em novas histórias. Tudo, na verdade, parece um grande episódio da série, uma celebração que é voltada muito mais aos fãs já conquistados do que à busca por possíveis novos aficcionados, já que seu ritmo muito próprio funciona bem melhor na tevê do que no cinema. E por isso é bem provável que a franquia migre para o streaming em suas próximas aventuras.


Atriz Margot Robbie como a boneca Barbie
Atriz Margot Robbie como a boneca Barbie   Foto: Divulgação

+++
Barbie da vida real

Saiu a primeira foto da atriz Margot Robbie como... a boneca Barbie! O filme, que só vai estrear em 2023, mostra a atriz como uma boneca que é expulsa da Barbieland por não ser perfeita o suficiente e por isso é obrigada a enfrentar o mundo de verdade. O longa terá ainda Ryan Gosling, Michael Cera e Will Ferrell – um elenco que sugere uma linha cômica para a história.


Amor entre livros
Descobri no Now, da Claro, a comédia romântica O Livro do Amor. Na história, um jovem escritor inglês, fracasso absoluto, descobre que seu único livro, que só vendeu duas cópias, está em primeiro lugar no México. Pressionado por sua agente, ele viaja ao país para uma turnê de lançamentos e descobre a razão de tanto sucesso: a tradutora mexicana reescreveu todas as partes chatas. Ou seja: o livro todo. Ainda assim, ele decide continuar com a turnê, ao lado da própria tradutora e do filho e do pai dela, mais o editor, a bordo de um Fusca vermelho. Esse é o ponto de partida de uma viagem com desfecho óbvio, mas que, mesmo assim, diverte e lembra em alguns aspectos o sucesso Um Lugar Chamado Notting Hill (guardadas as devidas proporções). Não é nenhuma obra-prima, mas conseguiu me fazer assistir com um sorriso no rosto! Filme novo, de 2022, com o britânico Sam Claflin, a espanhola Verónica Echegui e a impagável Lucy Punch. Gostei.


Logo A Tribuna