Para aquecer nos períodos de frio, o efeito reconfortante de uma boa sopa

Saiba tudo que é preciso para fazer o prato que mudou muito ao longo dos séculos

Por: Fernanda Lopes  -  29/05/22  -  07:02
Sopas perfeitas para o conforto nos dias mais frios
Sopas perfeitas para o conforto nos dias mais frios   Foto: Adobe Stock

Para aquecer nos períodos de frio ou para revigorar quando estamos indispostos. O efeito reconfortante de uma boa sopa é secular, de acordo com o chef e professor Rodrigo Anunciato. Ele lembra que o modo de preparo mudou muito ao longo dos séculos, transformando o alimento mais consumido pelas camadas pobres da sociedade em nobres entradas e, claro, nos instantâneos feitos em minutos.


Mas se o jeito de fazer as sopas sofreu alterações com o tempo, uma dessas mudanças pode ser destacada pelo reconhecimento do status de prato principal durante os meses mais frios.


Calorias
A professora de Gastronomia Luciana Marchetti diz que o valor nutritivo varia conforme seus ingredientes. Sopas feitas com legumes, verduras e carnes magras são pouco calóricas. “Já os cremes preparados com creme de leite ou leite integral e as sopas com embutidos, como linguiças, não devem ser consumidas frequentemente, pelo alto valor calórico”.


Como no inverno o corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna, consumir caldos nesse período ajuda o organismo no controle da temperatura corporal e diminui a sensação de fome.


Luciana lembra, no entanto, que o ideal é optar pelo consumo de sopas caseiras, leves e de fácil digestão, principalmente no período noturno.


Para saborear esse prato delicioso sem a preocupação de ganhar uns quilos a mais, a docente indica a substituição do leite integral pelo desnatado; a preferência a carnes brancas no preparo; a substituição de manteiga por azeite e o não uso de caldos industrializados. Para facilitar, ensinamos aqui a fazer um caldo de legumes, que pode ser congelado por três meses.


Caldo caseiro de legumes
Caldo caseiro de legumes   Foto: Adobe Stock

Base para sopas
Caldo caseiro de legumes
Ingredientes

5 litros de água; 1 talo de alho-poró picado grosseiramente; 3 talos de salsão picado grosseiramente; 1 cenoura picada grosseiramente; 1 cebola picada grosseiramente; 1 ramo de alecrim, 1 ramo de salsa (ou as ervas que preferir); 1 folha de louro; alguns grãos de pimenta e 1 cravo.
Preparo
Em uma panela grande, adicione todos os ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem mexer para não turvar, por 40 minutos. Depois, deixe esfriar e coe. Se quiser, tempere com sal a gosto depois de coar. Guarde em potes ou até em recipientes de gelo, leve ao congelador e vá usando por até três meses.
Dica: se quiser dar sabor oriental, use gengibre. Se desejar um caldo mais claro, tire a cenoura. Se preferir mais forte, coloque alguns dentes de alho picados. O sabor final depende do que você colocar.


Sopa de legumes com macarrão
Sopa de legumes com macarrão   Foto: Adobe Stock

Sopa de legumes com macarrão, Fernanda Lopes
Ingredientes
1 fio de azeite; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picado; 1 cenoura em cubos; 3 batatas em cubos; 2 mandioquinhas em cubos; 1 berinjela pequena em cubos; 2 litros de água quente ou caldo de legumes; 1 colher (chá) de sal; 1 /2 xícara (chá) de salsa picada; 2 xícaras (chá) de macarrão tipo argolinha. Preparo
Coloque em uma panela grande o fio de azeite, a cebola e o alho. Refogue. Junte a cenoura, as batatas, a mandioquinha e a berinjela. Refogue. Acrescente na panela a água quente, tempere com sal e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Junte o macarrão e deixe cozinhar por mais 6 minutos. Finalize com a salsa picada e acerte o sal.


Creme de milho com brócolis
Creme de milho com brócolis   Foto: Vanessa Rodrigues

Creme de milho com brócolis, Fernanda Lopes
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite; 1/2 cebola picada; 1 lata de milho verde (sem a água); 2 batatas médias picadas em cubos; 2 dentes de alho picados; 800ml de caldo de galinha ou legumes, sal a gosto e 2 colheres (sopa) de creme de leite light e floretes de meio maço de brócolis cozidos. --- Preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o milho (deixe um pouco de grãos para enfeitar) e as batatas, misture bem. Cubra com o caldo e deixe cozinhar até que as batatas fiquem bem macias, junte o creme de leite. Bata com um mixer ou no liquidificador. Volte à panela, junte os floretes de brócolis, esquente e acerte o sal. Se quiser, coloque pimenta moída e salsinha picada.
Dica: se quiser, frite bacon ou linguiça em cubinhos e sirva por cima.


Sopa de cebola gratinada
Sopa de cebola gratinada   Foto: Alexsander Ferraz

Sopa de cebola gratinada, Fernanda Lopes
Ingredientes
4 cebolas médias (cerca de 500 g); 2 colheres (sopa) de manteiga; 1/4 xícara (chá) de vinho branco; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1,5 litro do caldo de legumes ou carne caseiro; 3 fatias de pão italiano grossas (cerca de 3 cm de espessura; 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (cerca de 40 g); sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Preparo
Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas (tenha paciência e deixe caramelizar lentamente). Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, até evaporar. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto - essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa. Junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver a farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Enquanto isso, preaqueça o forno a 20°C). Aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos. Após os 30 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo - assim elas absorvem menos líquido e não desmancham. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno.


Caldinho de bacalhau do Américo
Caldinho de bacalhau do Américo   Foto: Alexsander Ferraz

Caldinho de bacalhau do Américo, Empório Casa Porto
Ingredientes
5 batatas médias raladas; 1 alho poró (metade será usado no caldo); 1 cebola; 2 dentes de alho; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 cenoura; 10 folhas de louro fresco; 300g de bacalhau do porto (dessalgado).
Preparo
Em uma panela coloque o bacalhau, a cenoura, as folhas de louro e água até cobrir. Cozinhe o bacalhau até ficar macio. Reserve o caldo coado e o bacalhau levemente desfiado. Cozinhe as batatas raladas no caldo do cozimento do bacalhau até estar bem cozidas (reserve). Numa panela à parte, derreta a manteiga e a cebola até ficar bem murcha. Em seguida acrescente o alho e a outra metade do alho poró picado e refogue por mais 5 minutos. Unte a batata cozida com o refogado e mexa, conserte o sal e pimenta do reino e acrescente o bacalhau cozido. Sirva com croutons e queijo ralado -Dica: se preferir algo mais encorpado, bata no liquidificador 1/3 do caldinho e junte ao caldinho.


Logo A Tribuna