Mude a decoração de casa sem gastar demais

Separamos táticas que não vão pesar no bolso e ajudarão a dar aquela repaginada nos ambientes

Por: Giovanna Corerato  -  17/04/22  -  14:42
Se você tem habilidades com artesanato, vale investir no estilo do it yourself (faça  você mesmo) para decorar a sua casa
Se você tem habilidades com artesanato, vale investir no estilo do it yourself (faça você mesmo) para decorar a sua casa   Foto: Adobe Stock

Quando estamos há muito tempo morando na mesma casa, é comum nos cansarmos da decoração e querermos dar uma repaginada nos ambientes. Só que essa renovação não necessariamente exige um investimento alto. Há formas de fazer um upgrade nos cômodos gastando pouco.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para começar, nem sempre você precisa comprar móveis e objetos novos para redecorar o lar. Uma das saídas indicadas para quem está com o orçamento apertado é a restauração da mobília. Sabe aquele armário todo riscado e aquela penteadeira velha? Você pode trazê-los de volta à vida pintando com tintas específicas para cada tipo de material.


Investir na aplicação de papéis de parede, além de renovar os ares do lar, faz menos bagunça e sujeira do que pintar as paredes. Esses papéis ainda podem ser usados para encapar prateleiras, mesinhas etc.


“Outra boa opção é misturar objetos, com um rodízio”, diz a arquiteta Shirley Vaz Vedovate. “No momento desse rodízio, o objeto que não tinha muita presença pode crescer ao lado de determinado item. Isso tem como deixar o ambiente mais sofisticado”.


Sem cansar
A arquiteta alerta sobre o uso de objetos que podem se tornar cansativos. “Devemos tomar cuidado com a proporção dos objetos, principalmente em relação aos maiores, como vasos e esculturas com cores fortes em uma quantidade exagerada na casa. São itens dos quais a gente pode enjoar e querer trocar com maior facilidade”.


Já os elementos menos cansativos costumam ser os que marcam um momento de nossa vida, como os comprados em viagens. “Quando há esse contexto sentimental, fica mais fácil até para misturar os objetos, sem precisarem ser retirados do ambiente. Invista na decoração com objetos de porte médio ou pequeno e cores mais neutras, para não enjoar logo”.


Almofadas
Elas também são curingas na decoração. Basta comprar modelos que realcem o ambiente, como os com pedrarias, cores e estampas de destaque. E pode-se aproveitar aquele porta-retrato manjado alterando a foto. Ou aquele vidro vazio para colocar objetos menores, como folhas secas, pedras e rolhas. O que importa é usar a imaginação.


Faça você mesmo
Se você tem habilidades com artesanato, vale investir no estilo do it yourself (faça você mesmo). Popularmente chamado de DIY, consiste em transformar objetos (normalmente os que serão descartados) em itens decorativos. “Podemos criar muitos objetos reutilizando o que já temos em casa. O melhor é que essa técnica está ligada a uma conscientização da sustentabilidade dos produtos”, explica Shirley.


Logo A Tribuna