Maquiagem para pele com sardas: aprenda a realçar ou a 'disfarçar' com dicas e bases especiais

Algumas pessoas amam. Outras não gostam e preferiam ter nascido sem...

Por: Luiza Castro  -  17/07/22  -  14:42
As sarnas naturais podem ser ainda mais realçadas com a maquiagem
As sarnas naturais podem ser ainda mais realçadas com a maquiagem   Foto: Ana Paula Lopes/ Divulgação

Algumas pessoas amam. Outras não gostam e preferiam ter nascido sem... Eu estou falando delas: as sardas!


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As efélides, popularmente chamadas de sardas, são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele. As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética. E desde 2018, as sardas ganharam os holofotes no mundo da beleza.


Em seu casamento, a duquesa Meghan Markle chamou a atenção ao usar uma make bem básica. O destaque ficou, justamente, por conta das sardas. Outra famosa que não nega o charme das pintinhas é a atriz Marina Ruy Barbosa.


Foi assim, embelezando as peles de várias celebridades, que as sardas se tornaram uma tendência na make.


Elas dão um charme, concorda? E chamam tanta atenção que já é normal algumas pessoas utilizarem maquiagem para criar sardas. Isso mesmo: você pode usar sombra marrom, rímel marrom, delineador marrom para dar a impressão de que possui sardas no rosto.


Agora, se você as tem e quer evidenciá-las, uma dica: utilize uma base de cobertura média a baixa e, após a aplicação, use uma sombra sem brilho e muito parecida com o tom da sua sarda. Com um pincel de detalhe, ou até mesmo com um pincel de decoração de unhas, pigmente novamente a pinta que ficou mais acinzentada por conta da base. Foi o que eu fiz com a Tainá Von, que ilustra a coluna, para um ensaio fotográfico.


Ela ficou ainda mais bonita maquiada para brilhar nesse dia tão especial. Afinal, a make não deve esconder quem você é; ela tem de evidenciar os seus pontos fortes e manter as características únicas do seu rosto.


Se você é do time que tem sardas e não gosta nem um pouco delas, vamos falar sobre autoaceitação. Isso nada mais é do que amar-se plenamente, com todas as suas virtudes e falhas. É sobre amar quem você é. Eu sei que, às vezes, é difícil aceitar uma característica da qual não gostamos, mas é muito mais fácil fazer as pazes com o espelho do que ser escrava de uma maquiagem pesada para esconder a sua essência.


Pratique um exercício em frente ao espelho. Fale para você mesma palavras bonitas. Toque nas suas sardas, sinta a textura delas e, dia após dia, você vai criar uma relação melhor com elas. Frases como “eu amo meu rosto”, “minhas sardas são uma característica linda em mim”, “eu sou linda desse jeito” podem fazer a diferença.


Construa a sua autoestima dia após dia e utilize a maquiagem como uma ferramenta para ficar ainda mais bonita.


Confira outras dicas de beleza e make no meu Instagram: @luizacastromakeupdesigner. Até a próxima semana!


Logo A Tribuna