Hoje é o Dia da Pizza! Reunimos receitas para você fazer em casa e comemorar

Conheça também a história desse delicioso prato, que é mais antigo do que se imagina

Por: Fernanda Lopes  -  10/07/22  -  07:06
A pizza Margherita surgiu na Itália e leva o nome da rainha que amava o sabor
A pizza Margherita surgiu na Itália e leva o nome da rainha que amava o sabor   Foto: Alexsander Ferraz

O Dia da Pizza surgiu em São Paulo, em 1985, quando o então secretário de Turismo Caio Luís de Carvalho, percebendo o amor do paulistano pelas redondas, promoveu um concurso para decidir qual seria a melhor da Capital Paulista. O evento aconteceu no dia 10 de julho e, desde então, a data se tornou o Dia da Pizza.


Só que foram os italianos que juntaram a essa massa de pão os tomates levados aqui da América. A Associazione Verace Pizza Napoletana aponta o casamento entre a massa e o molho no século 18. Porém, muitos argumentam que a dupla só começou a ser usual 100 anos depois.


Quando pensamos nessa delícia, automaticamente a Itália vem à nossa cabeça. Realmente, os italianos são mestres no assunto. Mas babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 mil anos. A massa, então chamada de pão de Abraão, era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea.


Rainha, patriotismo...


A pizza, até o século 19, era a comida dos pobres, dos lazzaronis (termo que vem de Lázaro). E sua fama não era boa. “Uma espécie de bolo repulsivo”, descreveu Samuel Morse, o inventor do telégrafo, em 1831. Elas eram vendidas em tabuleiros nas ruas.


Porém, havia membros da aristocracia que a apreciavam. Era o caso da rainha Margherita, esposa do segundo rei da Itália unificada, Umberto I. Diz a lenda que, cansados da comida francesa, mandaram chamar o pizzaiolo Raffaele Esposito, da Pizzeria Brandi (que existe até hoje em Nápoles), para que preparasse pizzas.


Ele fez uma delas com tomate, muçarela e manjericão. A receita ficou conhecida como pizza Margherita, depois que a rainha a declarou como sua favorita. Até hoje, está pendurada na parede da pizzaria Brandi a nota de agradecimento do maître do palácio real.


O fato de as cores da pizza serem as mesmas da bandeira da Itália tornou-se um detalhe importante para o patriotismo dos italianos em torno da redonda. Hoje, a Margherita, assim como a Marinara, são as duas pizzas autênticas, merecedoras de selo de garantia e proteção governamental.


Popularização


Mas a popularidade do prato só aconteceria muitas décadas depois, após a Segunda Guerra Mundial. Vários fatores facilitaram a expansão da pizza pelo mundo. Os soldados enviados dos Estados Unidos e da Inglaterra adoraram a pizza napolitana.


E mais: os milhares de migrantes e imigrantes italianos do Sul para as outras partes da Itália e do mundo levaram junto a receita na bagagem. Assim, começaram a aparecer pizzarias em todo canto.


O pão Tortano se tornou um couvert clássico nas pizzarias da região
O pão Tortano se tornou um couvert clássico nas pizzarias da região   Foto: Alexsander Ferraz

Pão Tortano, Pizzaria A Esperança (SP)


Ingredientes: 1,8kg de farinha de trigo; 30g de fermento biológico seco; 1/2 litro de água; 40g de sal; 600g de linguiça fresca; 800g de muçarela; 1 gema de ovo.


Preparo: coloque a farinha, o fermento, a água e o sal no recipiente da batedeira e bata por aproximadamente 10 minutos, até a massa dar liga. Divida-a em duas partes iguais e abra os dois pedaços com o rolo. Pique a linguiça e rale o queijo. Recheie as massas abertas com a linguiça e o queijo por cima. Depois, enrole as duas partes e trance a massa para que o recheio fique intercalado entre as duas massas. Bata a gema e pincele por cima da massa para dourar. Unte uma bandeja com manteiga e farinha e leve o pão ao forno, à temperatura de 180°C, por cerca de 1 hora. Retire quando estiver bem dourado.


Esta redonda figura como a mais famosa e tradicional da Cantina Babbo Américo
Esta redonda figura como a mais famosa e tradicional da Cantina Babbo Américo   Foto: Alexsander Ferraz

Pizza de champignon, Cantina Babbo Américo


Ingredientes massa: 190g de farinha de trigo; 5g de fermento biológico; 2g de manteiga; 6g de sal; 10 ml de azeite; 90 ml de água; 2g de açúcar.


Molho: 200g de tomate; 4 ml de óleo composto; 1g de sal; 1g de orégano.


Cobertura: 350g de champignon; 200 ml de creme de leite; 200ml de leite; 300g de catchup; 10 ml de conhaque; 375g de muçarela; 35g de salame em fatias.


Preparo massa: dilua o fermento na água e coloque na batedeira com pá de gancho (para massas pesadas). Junte a manteiga, o azeite, o sal e o açúcar. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até dar o ponto de massa macia. Bata mais um pouco para sovar. Depois, deixe descansar por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de volume. Faça uma bolinha com a massa e deixe descansar novamente.


Molho: bata o tomate com o óleo e leve à panela com o sal e o orégano. Espere reduzir um pouco.


Creme de champignon: lave bem os cogumelos. Junte-os numa panela com creme de leite, leite, catchup e conhaque. Aqueça em fogo médio até engrossar.


Montagem: abra o disco de pizza. Coloque o molho e leve para preassar em forno em temperatura alta. Se tiver uma pedra, deixe-a aquecer no forno e ponha a massa sobre ela. Tire o disco, distribua muçarela, salame e o creme de champignon. Leve ao forno para derreter o queijo.


Esta receita é ideal para quem quer comer uma pizza gostosa, sem dor na consciência
Esta receita é ideal para quem quer comer uma pizza gostosa, sem dor na consciência   Foto: Alexsander Ferraz

Pizza Vegetariana, Bublet Casual Food


Ingredientes massa: 1kg de farinha moída na pedra; 500 ml de água; 1 colher de sopa de azeite; 1 colher de sopa rasa de sal; 1 colher de sopa de fermento biológico amassado com as mãos. Cobertura: 1 colher de sopa de molho de tomate; 1 abobrinha; 8 a 10 tomates secos; 1 alho-poró; 1 cebola roxa fatiada; alho moído e orégano a gosto.


Preparo da massa: junte todos os ingredientes e amasse até a superfície ficar lisa. Faça bolinhas de 200g. Espere crescer o dobro de tamanho. Abra com um rolo cada bolinha até a massa ficar fininha. Leve ao forno preaquecido a 250ºC para preassar por 10 minutos. Rende 5 discos.


Montagem: corte a abobrinha em tiras e dê uma grelhada. Coloque sobre o disco o molho, tomate seco, abobrinha, camada de alho-poró fatiado, camada de cebola fatiada, alho e orégano. Leve ao forno preaquecido de 10 a 15 minutos.


Logo A Tribuna