Frustração: aprenda a conviver com ela para ter mais tranquilidade

Todos nós vamos senti-la alguma hora. A questão é aprender a lidar com ela

Por: Giovanna Corerato  -  01/05/22  -  10:38
Atualizado em 01/05/22 - 10:57
A frustração faz parte da vida de todo mundo. Aprenda a lidar com ela.
A frustração faz parte da vida de todo mundo. Aprenda a lidar com ela.   Foto: Adobe Stock

A vida é um misto de altos e baixos. Enquanto os “altos” nos trazem sensações como felicidade e disposição, os “baixos” podem ser responsáveis pelas frustrações. Elas surgem de um sentimento de impotência quando algo que desejamos não se concretiza, como uma vaga de emprego, o não recebimento de uma gratificação ou um relacionamento amoroso. A frustração é um estado emocional pelo qual todos passam e ainda vão passar de novo; por isso, a única alternativa é aprender a conviver com ela.


“A frustração é algo comum no ser humano. Quando acontece uma situação em que não obtemos êxito ou não atingimos as expectativas, tendemos a nos sentir inseguros e isso frustra, pois nos achamos incapazes de atingir as nossas próprias necessidades, afetando a nossa autoestima”, explica a psicóloga Marina De Brino Candolo Silva.


Devemos ter em mente que não dá para conseguir tudo sempre. Mas algumas pessoas acabam enfrentando melhor esse sentimento do que outras. “A maneira como cada um lida com a frustração é diferente. Para alguns, pode ser um incentivo para melhorar, mudar comportamentos. Porém, quando temos dificuldades em lidar com os desafios da vida, com as adversidades, é comum nos frustrarmos e assim nos sentirmos tristes, fracassados, impotentes e com baixa autoestima. Isso atrapalha as nossas vidas”.


Muitas vezes, as frustrações podem engatilhar comportamentos compulsivos para preencher o vazio de não termos alcançado nossas expectativas, como comer em excesso, compras desenfreadas e até o uso de drogas e alcoolismo. Mas dá para administrar a maneira como reagimos às desilusões que sofremos.


Marina diz que é importante criarmos estratégias e maneiras de lidar, de forma saudável, com as frustrações. “Aceitar a realidade dos fatos e não se culpar. Entender que nem tudo depende de nós, que há coisas que saem do controle. Portanto, tenha consciência de que fez o que estava ao seu alcance. Esteja sempre cercado de pessoas queridas, da família e de amigos, evite se isolar”.


Desde a infância

Segundo a psicóloga, a frustração também pode ser resultado do modo como fomos criados. “É comum os pais sempre satisfazerem as vontades dos filhos, evitando ao máximo a frustração. Esse comportamento leva a criança a ter mais dificuldade para desenvolver sua autonomia e capacidade de lidar com dificuldades e contrariedades e, consequentemente, superar situações que fogem do esperado”.


Lado bom

Há o lado positivo na frustração: ela é um sentimento importante para nossa construção psicológica, nos tornando mais flexíveis, empáticos e conscientes de que tudo tem limite.


Como administrá-la


- Mude o foco da situação

Encontre novas maneiras (saudáveis) de enfrentar o que frustra;

- Permita-se sentir e viver a sensação de frustração
Os sentimentos não podem ser ignorados. Deixe a frustração vir e a encare, para que vá embora e você não fique estagnado nela;

- Ressignifique os fatos
Atribua novos significados para aquele momento ou situação. Em vez de ver como um fracasso/decepção, entenda que pode ser uma lição, um aprendizado para o seu crescimento;

- Escute-se, faça uma autorreflexão
A frustração nos induz a ter pensamentos, sentimentos e comportamentos que tendem a agravar a situação. Tente perceber qual é a origem da sua frustração e a melhor forma de lidar com ela. Questione a si mesmo e seus pensamentos. Buscar o autoconhecimento irá ajudá-lo a identificar o que sente e quais as melhores maneiras para administrar situações difíceis e frustrantes.


Logo A Tribuna