Frango: boa pedida para uma refeição simples e saborosa

Saudável, esse tipo de carne tem se destacado em cardápios elaborados

Por: Fernanda Lopes  -  01/05/22  -  09:14
Frango: uma das proteínas mais populares em todo o mundo.
Frango: uma das proteínas mais populares em todo o mundo.   Foto: Adobe Stock

O frango é uma das proteínas mais populares em todo o mundo. Fora isso, com o aumento da qualidade das aves e uma maior oferta de frangos como o caipira ou orgânico, pratos com esse ingrediente têm voltado a compor menus mais elaborados.


Entenda a diferença: o legítimo frango caipira deve ser criado solto e alimentado com milho e outros grãos cultivados sem herbicidas; precisa dispor de ao menos dez metros quadrados para ciscar em terreno aberto; passa o dia no campo e é recolhido ao anoitecer, para atravessar a noite na escuridão, em ambiente livre de iluminação artificial.


Enquanto isso, a qualidade do frango de granja depende da aplicação de uma tecnologia altamente desenvolvida, que inclui o controle do ar, a temperatura e a luminosidade dos aviários, bem como a alimentação dos animais. Aliás, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo.


A nutricionista Nathalia Guedes explica que as proteínas do frango têm um elevado teor de aminoácidos, elementos indispensáveis ao crescimento e à conservação e reparação dos tecidos. “Prefira os orgânicos ou ao menos os livres de antibióticos e hormônios”.


A carne de frango também é classificada como alimento saudável, já que é pobre em gorduras, quando consumida sem pele. “Outra vantagem da carne branca é ser fonte de vitaminas do complexo B, principalmente B2, B12 e B6. Útil na formação da hemoglobina, a vitamina B6 é também um estimulante muscular e um protetor da pele”.


Tem mais: essa proteína contém menos gordura saturada, se comparada aos bifes de carne vermelha. No entanto, a pele do frango é quatro vezes mais gorda. A recomendação, vale repetir, é não consumir a pele. Evite também os miúdos, como moela, fígado e coração, por terem mais gorduras e colesterol.


Se você acha a carne de frango sem gosto, use ervas frescas, sucos cítricos como os de laranja ou limão e bebidas como vinho ou cerveja para marinar e temperar. Gengibre, páprica e pimentas também combinam muito bem.


Atenção!
Não lave o frango, porque ele cru pode conter bactérias, como a da salmonela, que acabam espirrando pela cozinha nessa lavagem. Se quiser, mergulhe-o delicadamente em uma bacia com água e suco de limão, evitando o efeito splash pelo ambiente.


Quatro tipos
Frango convencional

Produzido em granja de exploração comercial, de linhagens comerciais geneticamente selecionadas para alta taxa de crescimento e excelente eficiência alimentar. Criado em sistema intensivo, segundo as normas sanitárias vigentes, sem restrição ao uso de antibióticos, anticoccidianos, promotores de crescimento, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta.


Frango criado sem o uso de antibióticos (Antibiotic Free/AF)
Ave de exploração intensiva, sem restrição de linhagem, criada sem o uso de antibióticos, anticoccidianos, promotores de crescimento, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta.


Frango caipira ou colonial
Ave de linhagem exclusiva para esse fim, criada em sistema com acesso a áreas externas para ficar livre fazendo exercícios e com manifestação de comportamentos inerentes à espécie. Alimenta-se com ração constituída por ingredientes, preferencialmente, de origem vegetal, sendo proibido o uso de melhoradores de desempenho de base antibiótica. Apenas linhagens ou raças de aves de crescimento lento (superior a 70 dias) são aceitas com essa denominação.


Frango orgânico
Produzido em granja de exploração comercial. Não há restrição de linhagens. Sua principal característica produtiva é a ração com ingredientes que tenham origem orgânica certificada, cultivados sem a utilização de defensivos e fertilizantes químicos, respeitando-se o bem-estar animal e o meio ambiente. Também fica livre em terrenos amplos. Precisa de uma certificação em sua produção; a ração também deve ser certificada.


Gratinado caipira
Gratinado caipira   Foto: Alexsander Ferraz

Gratinado caipira
Ingredientes

1 peito de frango sem osso e sem pele; 2 folhas de louro; 1 colher de chá de sal; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 tomates picados; 1 xícara de azeitonas picadas; azeite o quanto baste. Creme de milho: 2 latas de milho verde; 1 caixinha de creme de leite; 250g de parmesão ralado.
Preparo
Coloque 1 litro de água para ferver. Quando estiver fervendo, junte o sal, o louro e o frango. Aí, quando estiver cozido, desligue, tire o peito e desfie. Reserve o caldo. Em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite e adicione o frango desfiado. Acrescente o tomate, as azeitonas e mexa. Coloque uma concha do caldo que cozinhou o frango e acerte o sal. Desligue e ponha o frango em uma travessa ou divida em pequenos potes que possam ir ao forno. Creme: bata no liquidificador o milho (com metade da água da lata), o creme de leite e metade do parmesão. Coloque sobre o frango e polvilhe o restante do parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200°C para gratinar.
Dicas: se gostar, use alho picado no tempero do frango. Coloque salsa, alecrim ou manjericão fresco picado para enfeitar.


Assado na laranja e alecrim
Assado na laranja e alecrim   Foto: Alexsander Ferraz

Assado na laranja e alecrim
Ingredientes

1 kg de sobrecoxas (ou coxas) de frango sem pele; 3 ramos de alecrim; 4 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 colher de sopa de sal; suco de 3 laranjas; 1 colher de sopa de mel. Para a batata: 1 kg de batata bolinha; sal e azeite o quanto baste.
Preparo
Cozinhe as batatas em água com sal atéque fiquem al dente. Escorra. Tire a casca e reserve. Misture todos os ingredientes do tempero e deixe o frango marinando nessa mistura, por cerca de 1 hora, na geladeira. Preaqueça o forno a 200°C, coloque o frango em um refratário, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 1 hora. Depois, retire o papel e acrescente as batatas pince ladas com azeite. Leve ao forno novamente por mais 1 hora ou até ficar bem dourado.


Filé à Cordon Bleu
Filé à Cordon Bleu   Foto: Adobe Stock

Filé à Cordon Bleu
Ingredientes

5 filés de peito de frango; suco de meio limão; 2 dentes de alho picados; 5 fatias de presunto; 5 fatias de muçarela; 2 ovos batidos; 10 colheres de sopa de farinha de trigo; sal e pimenta a gosto; farinha de rosca para empanar e óleo para fritura
Preparo
Abra os filés de frango de forma que fiquem bem finos. Tempere com o suco de limão, sal, pimenta e o alho. Deixe marinar por 30 minutos. Recheie com uma fatia de presunto e uma fatia de queijo e feche bem. Passe na farinha de trigo, em seguida, no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo em temperatura média até dourar.


Filé de frango com catupiry
Filé de frango com catupiry   Foto: Alexsander Ferraz

Filé de frango com catupiry
Ingredientes

12 filés de frango; 2 colheres (chá) de páprica picante; 1 colher (chá) de sal; azeite o quanto baste; suco de 1 limão. Molho: 1/2 cebola picada; 1/2 litro de leite; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 colheres (sopa) de parmesão; 2 colheres (sopa) de catupiry; sal, pimenta moída e noz-moscada ralada a gosto.
Preparo
Tempere os filés com sal, páprica, azeite e suco de limão. Esquente bem uma frigideira e coloque os filés aos poucos (para não esfriar a panela). Doure bem dos dois lados. Reserve. Na mesma frigideira, acrescente a cebola picadinha e doure. Junte o leite com o amido dissolvido. Mexa bem para não empelotar. Deixe engrossar um pouco em fogo baixo. Adicione o parmesão e o catupiry e acerte o tempero com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque sobre os filés de frango em um refratário e ponha sobre cada um deles uma colher (sobremesa) de catupiry. Leve ao forno preaquecido a 250ºC para gratinar.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna