Entenda o marketing pessoal e confira dicas para ter uma boa imagem

Veja qual é a medida certa para ele ajudar na sua ascensão profissional

Por: Giovanna Corerato  -  05/06/22  -  16:21
Hoje, as redes sociais são importante ferramenta de promoção pessoal. Evite apenas exagerar na dose
Hoje, as redes sociais são importante ferramenta de promoção pessoal. Evite apenas exagerar na dose   Foto: Adobe Stock

Por acaso, você já ouviu falar em marketing pessoal? Nada mais é do que adotar um comportamento e atitudes corretas para manter bons relacionamentos em sociedade. Na vida profissional, acaba sendo uma ótima ferramenta estratégica, que pode te diferenciar dos demais colegas de trabalho. Mas é preciso tomar cuidado com pequenas armadilhas, como excesso de elogios, presentes fora de hora, comportamentos bajuladores e até mesmo com a vaidade.


“É fundamental investir no marketing pessoal no trabalho. Ele converte relações em oportunidades”, diz Alberto Roitman, sócio da Escola do Caos, consultoria em Liderança e Inovação.


E quem não gosta de receber um elogio após uma longa semana, não é mesmo? Para isso, é importante enxergar o outro como merecedor do nosso respeito e admiração, procurando valorizar e elogiar as suas qualidades.


Só que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Ninguém quer ser reconhecido por bajular o chefe ou o colega, por dar presentes fora de hora ou por rir de todas as piadas. Isso pode soar como falsidade. “É necessário tomar cuidado com os excessos. A verdade é que não existe um critério que aponte o excesso que não seja subjetivo; cada um interpreta de uma forma diferente. Por isso, é bom ter uma competência chamada flexibilidade cognitiva, que envolve justamente o limite entre o excesso e a humildade. A humildade é se vender de menos e o excesso, se vender demais. O divisor de águas é o bom senso”.


Como agir sem criar aura de prepotência
Antes de tudo, é preciso fazer um exercício de reflexão e autoconhecimento para analisar os seus pontos fortes e os fracos. Somente após isso você saberá o que pode e o que não pode “vender” para os outros.


Muitos profissionais cometem erros ao se excederem na hora de apresentar os seus talentos e conhecimentos – principalmente na internet. Roitman observa que, hoje, “as redes sociais são o principal instrumento para fazer marketing pessoal”.


Afinal, diversas pessoas acabam pesquisando o seu nome no Google antes mesmo de conhecer você pessoalmente. Por isso, é necessário construir uma imagem digital que seja positiva, mas também coerente com a realidade. “Conheço muitas pessoas que mostram uma coisa nas redes sociais e, na vida real, são completamente diferentes”, conclui o sócio da Escola do Caos.


Como investir nessa estratégia?
“O marketing pessoal é composto por imagem, identidade e reputação. Imagem é quando alguém sabe que você existe ao participar de almoços, reuniões e cafés. Identidade diz respeito a ter um sentimento por você, como saber as suas qualidades após conferir algum de seus trabalhos. Reputação é um reflexo da sua imagem e identidade, quando, por exemplo, eu decido que quero ter você trabalhando na minha equipe”, explica Alberto Roitman.


O especialista em liderança e inovação diz que é preciso ter em mente a diferença entre ser humilde e ser arrogante. “Fique atento no ambiente off-line, buscando se aproximar das pessoas e ser autêntico. Procure avaliar como você pode cada vez mais aprender a se destacar no ambiente corporativo. E o mais importante de tudo é ter em mente que, normalmente, a entrega de resultados fala mais de você do que você ao seu respeito”.


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