Confira truques de maquiagem para esconder e evitar as indesejadas olheiras

Nossa colunista de beleza ensina um passo a passo para você mandar bem

Por: Luiza Castro - Colaboradora  -  24/07/22  -  15:06
Passos essenciais: hidratação, primer, corretivo e base na cor da pele
Passos essenciais: hidratação, primer, corretivo e base na cor da pele   Foto: Divulgação

Desde 2016, trabalho profissionalmente maquiando mulheres de diversas idades e o que mais escuto é: “Não durmo direito há dias, esconde as minhas olheiras, por favor”. Então, hoje, vamos falar das temidas olheiras, que chamam muita atenção no rosto e trazem um ar de cansaço para a fisionomia.


Vamos começar por alguns fatos sobre elas:


1. A pele dessa região é a mais fina do nosso rosto;


2. Você pode ter veias abaixo dos olhos que ficam marcadas, parecendo olheiras, mas que, na verdade, acabam sendo essas veias;


3. As olheiras podem ser genéticas, reflexos de noites maldormidas, ou a pessoa pode estar com algum problema no seu corpo. Afinal, a pele mostra tudo;


4. Temos linhas de expressão nas olheiras e isso é normal;


5. Precisamos de hidratação com produtos específicos para utilizar nessa região.


Dito isso, vamos falar sobre a hidratação. Há muitos cremes que são específicos para a área dos olhos. Porém, você deve estar se perguntando: “Mas eu hidrato o rosto todo com hidratante, por que eu tenho que usar um produto específico para as minhas olheiras?”


A maioria dos cremes para a região dos olhos tem cafeína na composição, que, ao mesmo tempo, ajuda a hidratar e a clarear aquela área.


Esse cuidado se faz necessário desde os 25 anos, pois perdemos viço e hidratação da pele, além de isso melhorar o aspecto da maquiagem quando a região está tratada corretamente.


Como a pele dos olhos é a mais fina do nosso rosto, precisamos de atenção extra para o resultado não ficar estranho na hora de fazer a maquiagem. Pois produtos como base e corretivo têm talco na composição, que causa ressecamento.


Depois de hidratar o local, use um bom primer, com textura blur, o que faz toda a diferença. Ele vai alisar e uniformizar a textura da pele e vai prepará-la para poder receber a make. Portanto, é indispensável para dar início à maquiagem.


As olheiras têm diferentes tonalidades e muitas pessoas erram nos produtos para cobri-las. Criou-se a falsa sensação de que, para esconder olheiras, precisamos de uma “camuflagem”, produto de maquiagem usado bastante em cinema e TV. A camuflagem é um corretivo pesado de alta cobertura e com muito talco. Ele até cobre as manchas, mas deixa a pele pesada e enaltece as linhas de expressão.


Há ainda quem utilize a base para tentar camuflar as olheiras e acabe “acinzentando” a região. Isso ocorre demais por falta de conhecimento da colorimetria! Nosso rosto é uma tela. Precisamos deixá-la “em branco” para podermos maquiar: utilizamos os corretivos amarelo (para manchas avermelhadas) e vermelho (manchas e veias marrons, azuis, verdes, roxas) antes da base para neutralizar as manchas e as veias.


Depois, podemos usar base e seguir com o passo a passo da make sem precisar aplicar produtos pesados nessa região.


Se você dorme bem, se alimenta bem, sua família não tem olheiras e ainda assim segue com as manchas na área dos olhos, procure um médico. A nossa pele mostra tudo que acontece internamente no nosso corpo. Sua saúde sempre deve estar em primeiro lugar!


Passo a passo da modelo


Na modelo da foto, fiz exatamente o que expliquei ao longo do texto. Em resumo:


1. Hidratei corretamente;


2. Apliquei um primer com textura blur;


3. Fiz a colorimetria correta, usando o corretivo vermelho;


4. Passei base e corretivo do mesmo tom da pele da modelo.


Resultado: uma maquiagem bonita, com aspecto natural e pele corrigida, sem carregar a região das olheiras.


Espero ter te ajudado a entender mais sobre esse problema que atinge mais de 90% das mulheres. Até a próxima semana com mais dicas de beleza!


Tudo sobre:
Logo A Tribuna