Aprenda a fazer um delicioso pudim, com ou sem furinhos

A sobremesa clássica é sempre uma das mais pedidas em casa ou nos restaurantes

Por: Fernanda Lopes  -  24/04/22  -  11:16
Atualizado em 24/04/22 - 15:24
A receita leva poucos ingredientes e é fácil de fazer
A receita leva poucos ingredientes e é fácil de fazer   Foto: Adobe Stock

Se tem um doce que desperta paixões, é o clássico pudim. Geralmente, a receita leva poucos ingredientes e é fácil de fazer. Ela também gera um certo receio no preparo por conta do caramelo, que tem os seus segredos, sim, mas que podem ser facilmente dominados.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Esse doce surgiu na França. Mas nossa versão é uma adaptação de uma receita portuguesa. “Ele figura como uma das sobremesas mais populares do mundo, muito embora tenha sofrido algumas modificações locais”, explica a coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade São Judas – Campus Unimonte, Maria de Fátima Duarte Gonçalves. Ela acrescenta que, na versão original, o creme renversée, como também é conhecido, se trata de um creme anglaise — base da confeitaria, composto de creme de leite, leite, açúcar, gemas e baunilha. “Ele é um creme rico, de textura aveludada e delicada. Pode gerar inúmeros derivados, como de café, chocolate, pistache etc. Isso varia de acordo com a adição de essências e aromas diversos. Também é base de várias produções, como crème caramel, crème brûlée, creme catalão, bavaroises etc. No pudim, o creme de leite foi substituído por leite, acrescido de ovos e assado em forma caramelizada”.


No Brasil, claro, tem de levar leite condensado, que deixa o pudim mais untuoso e doce, dispensando o açúcar na massa. No resto do mundo, é chamado de flan e, geralmente, vem em porções individuais.


Variações
LARANJA

Para o pudim de laranja, ferva a casca de uma unidade da fruta com o leite integral por alguns minutos, antes de começar a receita. Coe e use esse leite aromatizado em substituição ao leite puro utilizado na receita do pudim original.


CHOCOLATE
Para o pudim de chocolate, rale um tablete de chocolate meio-amargo (170g). Ferva a medida de leite integral e acrescente ao chocolate. Mexa até derreter e use essa mistura no lugar do leite.


COCO
Substitua metade do leite por leite de coco e coloque também 1 xícara de coco ralado fresco. Bata tudo junto com os outros ingredientes no liquidificador.


Pudim de leite condensado
Pudim de leite condensado   Foto: Alexsander Ferraz

Pudim de leite condensado, Maria de Fátima Gonçalvez, coordenadora do curso de Gastronomia da São Judas – Unimonte
Ingredientes
Calda: 1 xícara de chá de açúcar e 1/2 xícara de água. Pudim: 1 lata de leite condensado; 2 medidas (da lata) de leite; 3 ovos.


Preparo
Calda: em uma panela, misture o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo, limpando as bordas com um pincel umedecido em água para evitar a cristalização e que queime. Deixe até ficar dourado, movimentando a panela para misturar e homogeneizar. Tenha uma vasilha com água gelada ao lado para romper o cozimento e evitar que o caramelo queime. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro), passando por todas as bordas e reserve.
Pudim: em um liquidificador, bata os ingredientes. Coe e despeje na forma reservada (se quiser o pudim lisinho, coe a massa). Cubra com papel-alumínio ou uma tampa e asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Rende 16 porções.

Dica: em vez do forno, você pode usar uma panela de banho-maria especial para pudim. Depois de frio, leve à geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir. Se quiser com furinhos, pode assar em forno mais forte.


Pudim de pão
Pudim de pão   Foto: Vanessa Rodrigues

Pudim de pão
Ingredientes

Pudim: 7 pães franceses; 1 litro de leite; 4 ovos; 1/2 xícara de chá de açúcar; 1 xícara de chá de semolina ou farinha de trigo peneirada; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 xícara de passas. Calda: 1 xícara de chá de açúcar e 1/2 xícara de água.


Preparo
Calda: faça igual à do pudim de leite condensado (ver receita acima) e coloque em uma forma de furo no meio de tamanho médio, deixando que a calda se espalhe em toda a forma. Pudim: embebede o pão no leite até ficar bem umedecido. No liquidificador, bata os ovos, o açúcar e a mistura de pão. Junte a farinha e a baunilha e bata rapidamente. Desligue e coloque as passas. Despeje na forma preparada e leve para assar em banho-maria, por 1 hora ou até que doure e, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do fogo e do banho-maria e deixe amornar antes de desenformar. Vire sobre um prato e sirva com a calda. Rende 12 porções.
Dica: se preferir, faça em forminhas individuais.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna