História tenta explicar a razão de agosto levar fama de 'desgosto'

Muitas pessoas consideram agosto como o mês de desgosto por alguns fatos históricos; entenda

Por: George Jorge e Márcia Bernardo  -  06/08/21  -  10:19
 Entenda porquê agosto é conhecido como 'mês do desgosto'
Entenda porquê agosto é conhecido como 'mês do desgosto'   Foto: Unsplash

O "mês do desgosto" é um tema que vem lá de trás, do século I, quando os romanos acreditavam que um dragão transitava pelo céu durante a noite. Vale lembrar que o mês de agosto é em homenagem ao imperador César Augusto, que não queria ficar para trás do seu antecessor Júlio César, que tinha 31 dias no seu mês.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes dessa reforma, o mês de agosto era conhecido como Sextil, com referência ao sexto mês, contando a partir de março no antigo calendário romano.


Também no século 16, o mês de agosto, era tido como época das grandes navegações e quando as caravelas iam para o mar, as namoradas dos navegadores não se casavam, pois não teriam lua de mel ou mesmo poderiam estar viúvas. Assim ficou marcado como "se casar em agosto trará desgosto" pelos colonizadores portugueses.


Muitos elegeram o mês de desgosto por alguns fatos históricos: a Primeira Guerra Mundial, a bomba de Hiroshima, construção do muro de Berlim, suicídio de Getúlio Vargas, renúncia de Jânio Quadros, etc.


Em Astrologia, estamos sob a influência do signo de Leão e Virgem e a representação é de que o Sol está no seu signo de regência, podendo sim manifestar acontecimentos mais sérios, mas também exaltar talentos e muita criatividade. Não podemos levar em consideração somente isso, pois existem muitos outros fatos em outros meses que são até piores.


Logo A Tribuna