Entenda como as fases da lua influenciam em sua vida

O hábito de observar os céus ajuda a tomar decisões assertivas

Por: George Jorge e Márcia Bernardo  -  04/09/21  -  09:55
 Entenda como as fases da lua influenciam em sua vida
Entenda como as fases da lua influenciam em sua vida   Foto: Unsplash

Muitos conhecimentos que são úteis para o nosso cotidiano se perdem com o tempo, talvez, em função das várias necessidades e afazeres que somos obrigados a cumprir em nosso dia a dia. Não temos mais o hábito de olhar o céu e nem sabemos como diferenciar uma estrela de um planeta, ou até mesmo algo simples como identificar a fase de Lua que nos encontramos — logo assumimos que não sabemos diferenciá-las. Algo que é comum para quem mora nas cidades do interior e que está mais sintonizado com os ciclos da natureza.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Lua é o único satélite da Terra e não tendo luz própria, somente reflete a luz solar, sendo a mediadora entre o Sol e a Terra. Para o homem primitivo, a Lua e o Sol pareciam ter o mesmo tamanho, mas o que a diferenciava de seu irmão Sol é que ela nem sempre aparecia da mesma forma no céu. Portanto, a noite era considerada mutável e o dia passou a ser um ensinamento do Sol, que fornece precisão e regularidade. Já a semana é um ensinamento da Lua, por suas quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. A palavra “semana” vem de septimana, que quer dizer Sete Manhãs, correspondendo ao número de dias que dura cada fase.


O conhecimento dos antigos se focava em questões práticas que o ajudava no corte das árvores, dos cabelos, nas plantações, nas marés e mais. Suas fases representam a mudança de forma, bem como o início e fim de um ciclo, símbolo da renovação periódica em todos os planos: vegetal, animal e humano.


A Lua tem o seu retorno no Zodíaco em 28 dias e meio e simboliza a fecundidade, além de atuar no ciclo fisiológico da mulher. Em várias culturas, a palavra menstruação e Lua possui o mesmo significado. Existem muitas crenças sobre a mulher que, quando menstruada, não podia tocar em crianças doentes, frutos verdes ou dar o primeiro banho no bebê. Se ela pisasse em cobra, esta morreria. O metal atribuído à Lua é a prata e sua pedra, a pérola.


As fases da Lua representam o início e fim de um ciclo, símbolo da renovação periódica em todos os planos: vegetal, animal e humano. O ciclo inicia-se com a fase Nova, que se distingue facilmente das outras, pois são aquelas noites sem Lua; na Crescente, no hemisfério Sul, forma um C; a Cheia é completa e a Minguante forma um D.


Aproveite as Fases da Lua


Lua Nova: fecundação de um novo ciclo. Propício para iniciar um novo trabalho, um curso e novos projetos. Fertilidade, germinação. Muita energização e provoca precipitações. A extração da madeira para fins de durabilidade. Evite cirurgias no dia dessa fase.


Lua Crescente: propícia para semear, cortar cabelos e unhas; para novas atividades, projetos e questões mundanas. Para tratamentos de beleza. Cruzar animais nesse período para gerarem filhotes machos. Boa para plantar safras que crescem acima da terra, para começar um negócio ou grande projeto que traga retorno material. Tem conotação extrovertida e aumenta o crescimento.


Lua Cheia: todas as plantas alimentícias e curativas devem ser colhidas nessa fase, quando estão cheias de seiva. Evitar cirurgia, pois possui maior propensão a hemorragia. Corte de cabelo tornam os fios mais fortes. Desaconselhável para depilação. Atividades que necessitem atrair público.


Lua Minguante: todas as coisas que se cortam, colhem ou tosquiam para que se conservem por muito tempo: poda de árvores e plantas, porque a seiva tende a ir para as raízes. Tudo que se produza abaixo da terra. Boa para dietas, desintoxicação, limpeza de pele, depilação. Para avaliar e completar, concluir trabalhos, planejamento, repouso e reflexões. Para propósitos espirituais e educacionais.


Logo A Tribuna