Momento Boa Mesa: aprenda a fazer esfirras abertas de carne

Prato simples é rápido e fica uma delícia

Por: Fernanda Lopes  -  23/07/22  -  07:52
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ingredientes massa: 4 xícaras de chá de farinha de trigo; 1 tablete de fermento biológico dissolvido em duas xícaras de água morna; 3 colheres de chá de açúcar; sal e 1 colher de sopa de azeite. Recheio: 750g de carne moída (capa de filé); 2 cebolas médias picadas; 2 tomates picados; 5 colheres (sopa) de coalhada fresca; 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim); suco de limão a gosto; sal e pimenta síria a gosto


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Preparo recheio: refogue levemente a cebola na manteiga, junte a carne, o tomate e os temperos. Tire do fogo e junte a coalhada e o tahine. Acrescente o suco de limão e misture bem com as mãos, para que o tahine se espalhe por todo o recheio. Massa: misture a farinha com o fermento biológico dissolvido e misture. Junte os demais ingredientes e amasse. Quando a massa não grudar nas mãos e começar a formar bolhas, deixe-a descansado coberta com um pano por uma hora e meia. Depois de descansada, pegue a massa e corte em pequenos pedaços do tamanho de nozes grandes.


Faça bolinhas com as mãos e as coloque espassadas em uma assadeira untada com manteiga ou óleo vegetal se preferir. Abra as bolinhas usando as pontas dos dedos, deixando as bordas um pouco mais grossas, formando pequenos discos com aproximadamente 10 centímetros de diâmetro. Não abra a massa com rolo, ela dever ser aberta com os dedos. Espalhe o recheio por cima e o pressione até espalhar e ocupar toda a área da esfiha, exceto as bordas. Deixe descansar por trinta minutos enquanto o forno aquece. Leve as esfirras ao forno preaquecido a 250°C, até que a massa fique assada no ponto preferido.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna