Dia do pudim: Doce veio de Portugal e conquistou os brasileiros

Em sua origem, o doce dispensava leite condensado, levando somente leite em seu preparo

Por: Fernanda Lopes  -  22/05/21  -  10:32
Atualizado em 22/05/21 - 12:06
  Receitas Nestlé selecionou receitas repaginadas para adocicar o Dia do Pudim
Receitas Nestlé selecionou receitas repaginadas para adocicar o Dia do Pudim   Foto: Divulgação/Nestlé

Com furinho ou sem furinho, todos amam pudim. Elaborado no Século 16, o tradicional pudim surgiu em Portugal e foi trazido ao Brasil em tempos de colonização. Em sua origem, o doce dispensava leite condensado, levando somente leite em seu preparo. Após algumas adaptações, chegamos ao famoso pudim de leite condensado, adorado pelos amantes de sobremesas.


Desse modo, não é difícil imaginar como o doce ganhou um dia para sua celebração: 22 de maio, o Receitas Nestlé selecionou receitas repaginadas para adocicar o dia junto com Moça, leite condensado da Nestlé que completa 100 anos em 2021.


Confira receita e dicas dos segredos do pudim:


Furinhos


Para quem gosta de furinhos, é só bater os ingredientes no liquidificador para colocar ar no creme.


Também a temperatura do forno influencia. A chef Daniela Alipert explica que a coagulação das claras se dá mais rapidamente em alta temperatura, o que cria os furinhos. Portanto, se quiser uma massa cheia deles, leve ao forno bem alto, em banho maria.


Lisinho


Se quiser o pudim lisinho, sem furos, bata na mão e retire toda a espuma que se formar no líquido antes de colocar na forma caramelada. Asse em banho-maria em forno a 180ºC.


A chef Leslie Monteiro dá uma dica que aprendeu na França: “coloque um perfex entre a forma do pudim e a assadeira, para evitar que ele trepide no banho-maria. Assim, ficará mais liso. Para os franceses, o flan (pudim) não pode ter nenhum furinho”.


Caramelo


O caramelo também tem segredos. Ele não pode queimar. Então é preciso atenção e paciência. A chef Leslie Monteiro diz que é melhor colocar o açúcar já diluído na água e levar em fogo baixo até caramelizar.


Daniela dá uma dica importante: “Para fazer um caramelo sem queimar, mantenha sempre um recipiente grande com água gelada próximo ao fogão. Quando atingir o ponto desejado, mergulhe o fundo da panela de caramelo na água fria para interromper o cozimento”.


A professora de gastronomia, Maria de Fátima Gonçalves, lembra que é preciso dissolver bem o açúcar na água antes de levar a calda ao fogo. “Não mexa muito a calda depois que ela levantar fervura e mantenha o interior da panela limpa. Para isto, limper as laterais da panela com um pincel molhado na água fria.


É essencial dissolver o açúcar no líquido. Se houver formação de cristais, outros serão criados numa reação em cadeia e logo à calda será uma massa crocante. Os cristais se formam quando a calda é mexida após a fervura ou quando respinga nas laterais da panela. Evite a formação de cristais pincelando o interior da panela com água fria.


A cor indica o sabor: caramelo claro tem sabor mais suave; caramelo escuro um sabor mais acentuado, de nozes e um toque amargo.


Cozimento


Para saber se está assado, introduza uma faca na massa e veja se esta sai limpa. Desenforme somente depois de frio.


Receita


Pudim de Laranja e coco


Ingredientes Calda: 1 xícara (chá) de açúcar; meia xícara (chá) de água quente.


Pudim: 1 Leite (lata ou caixinha) 395 g de leite condensado; meia medida (da lata) de suco de laranja 150 ml; meio vidro de leite de coco 100 ml. 1 pacote de coco seco ralado 100 g, 4 ovos


Modo de preparo:


Calda


Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.


Junte a água quente e mexa com uma colher.


Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.


Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.


Pudim


Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje-os na forma reservada.


Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos.


Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.


Desenforme e sirva.


Logo A Tribuna