Boa Mesa: hoje é dia de aprender a fazer o tradicional pão de queijo

Ele virou mania nacional, com textura única, crespinha por fora e puxa-puxa por dentro

Por: Fernanda Lopes  -  22/03/22  -  06:56
  Foto: AdobeStock

O pão de queijo, esse quitute que virou mania nacional, nasceu em Minas Gerais, mas hoje é queridinho em todo o Brasil. A sua textura única, crespinha por fora e puxa-puxa por dentro, é dada pelo ingrediente principal, que é o polvilho, um derivado da brasileiríssima mandioca – que está na moda, já que não tem glúten. Há quem use o polvilho doce. Tem que prefira o azedo e há os adeptos de se misturar os dois na receita. O doce deixa o gosto mais suave. Já o azedo é mais ácido, mas deixa o pão de queijo mais original.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ingredientes 2 xícaras de leite; 1/3 de xícara de óleo de milho; 1 colher (sobremesa) de sal; 3 xícaras de polvilho azedo; 4 ovos médios; 2 xícaras de queijo minas curado, ralado no ralador grosso.


Preparo esquente o leite com o óleo e o sal. Despeje sobre o polvilho. Deixe escaldar até esfriar. Com as mãos, vá fazendo uma farofa. Depois, junte os ovos, um a um, e vá misturando. Junte o queijo. Misture até ficar homogêneo. Enquanto isso, aqueça o forno a 200°C e separe duas assadeiras grandes (não é preciso untar). Unte as mãos com um fio de óleo, pegue porções de massa com uma colher de chá, faça 40 bolinhas e espalhe nas assadeiras, mantendo um espaço livre entre elas. Asse os pãezinhos por uns 20 minutos, até que estejam crescidos e dourados.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna